quarta-feira, 15 de abril de 2009

Xixi põe em risco estruturas de viaduto e 5 passarelas em Salvador

Obras de reparo vão custar pelo menos R$ 500 mil para prefeitura baiana.
Acidez de urina é responsável pela corrosão das ferragem dos pilares.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo


Pilares de um viaduto e de passarelas de Salvador serão reforçados contra xixi de pedestres (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Engenheiros da Prefeitura de Salvador detectaram que a prática de aliviar a bexiga fazendo xixi em pontos considerados discretos pela população masculina está colocando em risco a estrutura de pelo menos um viaduto e de cinco passarelas da capital baiana. Segundo a Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), a acidez da urina infiltrou no concreto e expôs a armação de ferro dos pilares das construções.

O responsável pela Sucop, Luciano Valadares, disse que o reparo dos danos provocados pela urina na estrutura de um viaduto, na Avenida Vasco da Gama, entre os bairros de Brotas e da Federação, vai custar R$ 500 mil aos cofres públicos. "A urina do baiano é tão ácida que abalou a estrutura de um viaduto como esse. As pessoas precisam perder esse hábito de fazer xixi na rua."

Valadares informou que não sabe como a administração municipal vai trabalhar para conscientizar a população a deixar de urinar sob viadutos e passarelas. "A minha parte eu estou fazendo. Colocamos banheiros químicos nas obras de reparação dos danos."

Além do viaduto na Avenida Vasco da Gama, o superintendente informou que uma passarela, instalada na Avenida Centenário, também está com os pilares corroídos pelo xixi. "A urina é a principal causa da corrosão da armação de ferro dos pilares. Ela pode provocar a queda de toda a estrutura."

Equipes da Sucop devem iniciar os reparos em duas passarelas, na mesma Avenida Vasco da Gama, e em uma outra, na Avenida Tancredo Neves, ainda nesta semana. "A reforma no viaduto já começou há 45 dias, mas deve demorar mais tempo, pois estamos calçando toda a construção para trocar os pilares", disse Valadares.

Ele afirmou ainda que uma nova argamassa está sendo aplicada nos pilares para suportar a possível insistência do pedestre seguir aliviando a bexiga em praça pública. "Usaremos uma argamassa polimérica, que é mais resistente. Além disso, vamos pintar todos os pilares, de todos os viadutos e passarelas de Salvador, com tinta epóxi, que é mais resistente ao ácido da urina", disse o superintendente.

Um comentário:

  1. Tem que ficar de saque no carnaval principalmente né...vai ter viaduto caindo em fevereiro! :D

    ResponderExcluir

Vamos lá, fale!