sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PSV fará amistosos no Brasil contra Ceará e Bahia. Romário e Ronaldo podem jogar

Fonte: ESPN.com.br

O PSV Eindhoven virá ao Brasil em maio para disputar dois amistosos, contra Ceará e Bahia, logo após sua participação no Campeonato Holandês, cuja última rodada será no dia 2 do mesmo mês. A única possibilidade de a viagem ser cancelada é uma improvável classificação para a final da Liga Europa.

Responsável pela negociação, Márcio Granada garante a realização dos jogos. O primeiro deles está marcado para 6 de maio, contra o Ceará, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Dois dias depois, o elenco do PSV vai a Salvador para pegar o Bahia. "Só não garanto se tiver terremoto lá", brincou.

Por meio de seu site oficial, o clube holandês reforça o acerto. "Apesar da fama e do prestígio do PSV no Brasil, a equipe titular nunca esteve nas terras do samba", diz a nota, que assegura a presença do time comandado pelo técnico Fred Rutten desde que não ocorra nenhuma eventualidade nas datas pensadas.

A organização do evento - que recebe apoio de federações estaduais - pretende contar com três ex-jogadores do PSV e da seleção brasileira: Vampeta, Romário e Ronaldo. A garantia dos dois primeiros passa por detalhes finais, porém a presença do atacante corintiano ainda é vista como sonho.

"Tudo é possível", respondeu Granada, perguntado sobre Ronaldo. "Estamos falando de um clube que tem nome, história. Queremos fazer uma festa e levar esses jogadores que fizeram história no clube. Não tem razão para não aceitarem, estamos pensando em oferecer uma placa de homenagem a eles".

Paulo Sérgio, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990, apadrinhará o evento e será destacado para tentar convencer o clube a liberar Ronaldo. O principal entrave é o imprevisível calendário da equipe paulista, que encara a Copa Libertadores como objetivo principal no ano de seu centenário.

Mesmo sem todas as garantias, um representante do PSV virá ao Brasil dentro de duas semanas para oficializar o acordo. A chance de jogar no país pela primeira vez agrada os dirigentes holandeses, já que o clube está acostumado a fazer pré-temporada em continentes onde o futebol não tem tanto apelo.

A intenção da organização é, a depender do resultado da iniciativa inicial, promover novos amistosos. No final de maio, os paraenses Paysandu e Remo podem fazer um triangular amigável com o Valencia, da Espanha. O que impede a participação de clubes maiores do Brasil é o apertado calendário nacional.

"Pensamos também em Grêmio e Internacional. O campeão gaúcho ou o melhor colocado entre eles no Campeonato Estadual poderia jogar também. Mas o Grêmio disputa a Copa do Brasil. O Internacional, a Copa Libertadores. E nós precisávamos de uma certeza para propor o acordo", finalizou Granada.

Nokia assume gestão de redes da Nextel na América Latina

da Efe, em Washington (Fonte:Folha On-Line)

A NII Holdings, companhia americana de telefonia celular que opera na América Latina sob a marca Nextel, entregou à Nokia Siemens Networks a gestão de suas operações da rede no continente, informou nesta terça-feira a companhia americana.

Pelo acordo, a Nokia vai administrar a rede da Nextel nos mercados nos quais a empresa está presente na América Latina. Além do Brasil, a operação terá resultados em outros quatro países: Argentina, Chile, México e Peru.

A multinacional, com sede na cidade americana de Reston (no estado norte-americano da Virgínia), indicou que a operação é a primeira com estas características na América Latina, e um dos maiores acordos da Nokia na região.

A aliança tem o objetivo de melhorar a qualidade do serviço da NII na América Latina, ao mesmo tempo que permite à companhia a redução de custos.

Com o acordo, a Nokia vai oferecer sua experiência no setor e, ao mesmo tempo, aproveitando os empregados da Nextel, que fornecerá cerca de mil trabalhadores para planejar, desenhar, manter, otimizar e operar as redes da NII.

A Nokia assumirá a responsabilidade dos serviços, manutenção e provisão da rede de Nextel, que seguirá como proprietária de suas redes na América Latina e seguirá tomando todas as decisões relacionadas com a estratégia, a tecnologia, a venda e os investimentos.

Desta maneira, a Nextel e seus empregados seguirão sendo o principal contato entre a companhia e os usuários, pois a empresa vai manter o pleno controle dos serviços de atendimento ao cliente e técnico.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quênia soltará milhares de zebras para alimentar leões famintos

BBC Brasil
Zebras capturadas (imagem: Serviço de Vida Selvagem do governo do Quênia)

Zebras capturadas são levadas para cercado em forma de funil

O Serviço de Vida Selvagem do governo do Quênia iniciou uma operação de captura e transporte de 7 mil zebras e gnus (espécie de antílope africano) para alimentar leões e hienas do Parque Nacional Amboseli, no sul do país.

De acordo com as autoridades quenianas, a seca mais forte dos últimos 26 anos devastou o ecossistema do parque em 2009 e fez com que o número de zebras na região diminuísse.

As autoridades realizaram um censo dos animais do parque em outubro de 2009 que mostrou que havia apenas 3.023 gnus e 2.467 zebras na região.

Estes números representam uma grande queda na população, já que o censo realizado em 2007 indicou que havia 12.411 gnus e 6.978 zebras no parque.

Como as zebras são as presas preferidas de leões e hienas, estes animais começaram a atacar o gado das comunidades em volta do parque.

No entanto, a seca já tinha levado à diminuição em até 80% dos rebanhos da região.

Devido aos ataques dos leões e hienas, os pecuaristas também têm reagido com mais frequência contra os animais selvagens para proteger o gado.

Zebras capturadas (imagem: Serviço de Vida Selvagem do governo do Quênia)

Animais são então conduzidos para caminhão e levados para parque nacional

Custos e fases

A operação de captura e transporte das zebras e gnus para o parque tem um custo estimado de US$ 1,35 milhão e está dividida em fases.

A primeira fase, que visa a captura e transporte de mil zebras, deve ocorrer até o dia 28 deste mês. As outras fases vão incluir os gnus e devem ocorrer entre março e junho.

A equipe de captura conta com 26 integrantes, incluindo um piloto de helicóptero, técnicos, motoristas, autoridades de captura e guardas-florestais. O transporte dos animais é feito pelas equipes aéreas e terrestres.

A equipe do helicóptero identifica os grupos de animais e os leva para um cercado camuflado, em formato de funil. A equipe terrestre então conduz os animais na direção do caminhão que vai transportá-los.

De acordo com o cientista do Serviço de Vida Selvagem do Quênia Charles Musyoki, a operação visa restabelecer o equilíbrio ente os animais do parque e, ao mesmo tempo, reduzir o número de casos de conflito entre comunidades que moram na região e os animais que saem do parque para se alimentar do gado.

O Parque Nacional Amboseli e a região que o cerca é um dos polos turísticos mais famosos do Quênia. E a morte de leões por moradores da região pode prejudicar os esforços do governo para conservação e de estímulo do turismo.

O conflito entre os animais e os humanos moradores da região é uma das causas principais do rápido declínio da população de leões no Quênia.

Médicos se surpreendem com órgãos invertidos em indiano de 64 anos

BBC Brasil

Imagem espelhada do coração e dos pulmões

Portadores de situs inversus tem os órgãos do peito invertidos, como num espelho (Imagem: Gray's Anatomy)

Médicos de um hospital em Mumbai, na Índia, descobriram um paciente de 64 anos que tem a maioria dos órgãos do tórax e do abdômen em posição invertida ou em lugares incomuns, como por exemplo o coração do lado direito. Segundos os especialistas, Ashok Shivnani pode ser a única pessoa viva com tal disposição de órgãos.

O paciente estava prestes a passar por uma cirurgia para remover um rim por causa de um tumor de sete centímetros quando os médicos estranharam seu exame de raio-x.

"Quando eu vi os resultados dos exames pela primeira vez, pensei que estivesse segurando-os da maneira errada", comentou o uro-oncologista Anoop Ramani ao jornal indiano Times.

Os médicos então resolveram pedir novos exames, incluindo um ecocardiograma bidimensional, para entender o que estava acontecendo.

O coração de Shivnani está invertido no peito. Assim, a artéria aorta e a veia cava inferior estão dos lados opostos de onde deveriam estar. Mas essa não é a única anomalia do paciente.

Shivnani tem duas veias cavas inferiores, e não apenas uma. Ao invés de um fígado grande, ele tem dois pequenos. Ele não tem intestino delgado e seu intestino grosso é menor do que o normal.

"Quando estamos operando, a gente precisa saber a exata localização de tudo o que vamos tocar. Mas, neste caso, não tínhamos muita certeza sobre quais veias estavam entrando aonde", disse o cardiologista Prakash Sanzgiri à publicação local.

A cirurgia no rim, que estava programada para o dia 29 de janeiro mas teve que ser adiada por causa da descoberta para o dia 4 de fevereiro, foi bem sucedida.

Situs inversus

O mais surpreendente do caso é que Shivnani já havia passado por duas operações de hérnia e sido examinado por problemas no pulmão sem que ninguém houvesse percebido seu quadro singular.

"Eu tenho um problema de pressão arterial e uma doença obstrutiva crônica de pulmão. Eu até já passei por duas operações de hérnia. Mas nunca em minha vida soube que meu corpo era tão diferente", disse Shivnani.

Seu caso se assemelha muito à condição congênita conhecida como situs inversus, em que todos os orgãos do tronco estão exatamente em posição inversa, como quando vistos em um espelho. Mas suas demais anomalias o tornam único, dizem os médicos.

Em geral, segundo os especialistas, as pessoas que sofrem de situs inversus levam uma vida comum. Esse também é o caso de Shivnani, que não precisará de cirurgia para trocar suas veias e órgãos de posição.

"Eu me sinto completamente bem. Já vivi tanto tempo sem problema algum, e não há razão para que eu não continue assim", disse Shivnani ao jornal local depois de passar pela cirurgia.

Segundo a publicação, o paciente teria tido alta na terça-feira.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cerveja

Certos tipos da bebida podem ajudar a fortalecer os ossos

Cerveja

Um estudo coordenado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, garante que alguns tipos de cerveja são ricos em nutrientes que ajudam a prevenir doenças que enfraquecem os ossos, como a osteoporose. Mas os cientistas alertam: esse efeito depende do tipo de cerveja que você toma.

De acordo com o estudo, o principal nutriente benéfico aos ossos presente na cerveja é o silício, encontrado em maior quantidade nas cervejas fabricadas com cevada e lúpulo. Já aquelas preparadas com outros grãos, como trigo e milho, apresentam os menores índices de silício. O mesmo acontece nas cervejas escuras, onde o processo de torração dos grãos de cevada reduziria a quantidade do nutriente.

Para a pesquisa, foram analisadas 100 marcas de cervejas comercializadas e seus métodos de produção. Os resultados do estudo foram publicados na revista especializada Journal of the Science of Food and Agriculture. Os cientistas descobriram que mais da metade do silício presente na cerveja pode ser imediatamente absorvido pelo corpo.

Segundo os pesquisadores, os resultados da pesquisa mostram que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose, doença que provoca a deterioração da densidade dos ossos ao longo do tempo e favorece a ocorrência de fraturas. O estudo foi coordenado por Charles Bamforth, professor de Ciências da Cerveja na Universidade da Califórnia.

Apesar da novidade, especialistas advertem para o consumo de álcool. "Esses resultados reproduzem estudos anteriores que garantem que ingerir bebidas alcoólicas de maneira moderada pode ser benéfico para os ossos. No entanto, não recomendamos a ninguém que o aumente no consumo de álcool com base nesses estudos", afirmou Claire Bowring, da Sociedade Nacional de Osteoporose da Grã-Bretanha, ao jornal The Guardian. "Existem outras preocupações ligadas ao álcool que não podem ser ignoradas", concluiu Bowring.

Fonte: Veja Online | 08/02/2010

BC lança a segunda família de cédulas do Real

Novas notas

BC lança a segunda família de cédulas do Real

O CMN aprovou hoje, em reunião extraordinária, o lançamento da segunda família de cédulas do Real. A nova séria de notas entrará em circulação gradualmente até 2012, mas as notas em circulação continuação a valer até a substituição integral. Lançada em julho de 1994, a série de cédulas atual permaneceu praticamente inalterada por 15 anos.

Um novo design para o dinheiro brasileiro

O projeto das novas cédulas brasileiras vem sendo desenvolvido desde 2003 pelo Banco Central em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil, responsável pela produção do dinheiro. As novas cédulas do Real atenderão a uma demanda dos deficientes visuais, que até então enfrentavam dificuldade em reconhecer os valores das notas. Com tamanhos diferenciados e marcas táteis em relevo aprimoradas em relação às atuais, a nova família de cédulas facilitará a vida dessa importante parcela da população. Dotadas de recursos gráficos mais sofisticados, as notas ficarão mais protegidas contra as falsificações.

A temática da atual família – efígie da República nos anversos e animais da fauna brasileira nos reversos – será mantida, porém os elementos gráficos foram redesenhados, de forma a agregar segurança e facilitar a verificação da autenticidade pela população. A nova família vai manter a diferenciação por cores predominantes, aspecto que facilita a rápida identificação dos valores nas transações cotidianas, inclusive por pessoas com visão subnormal.

As primeiras cédulas a serem lançadas serão as de R$ 100 e de R$ 50, que demandam maior segurança contra falsificações por serem os valores mais elevados em circulação. A substituição do meio circulante será feita aos poucos, à medida que as cédulas atualmente em circulação forem retiradas em decorrência do desgaste natural. No primeiro semestre de 2011, serão lançadas mais duas denominações – R$ 20 e R$ 10 –, devendo toda a nova família estar em circulação em um período de dois anos.

Tecnologia de ponta

Para produzir as novas cédulas com os recursos gráficos e novos elementos de segurança especificados no projeto, a Casa da Moeda do Brasil modernizou seu parque fabril. Para tanto, a empresa obteve em 2008 o aporte de recursos necessário para a aquisição de equipamentos de última geração na área de impressão de segurança. As novas máquinas se encontram em processo de instalação e testes, devendo estar prontas para a produção ainda durante o primeiro semestre de 2010. Com as aquisições, a CMB se equipara às empresas mais modernas do mundo no ramo da impressão de segurança, e se torna apta a oferecer seus serviços a outros países, como já ocorreu no passado.

Real : uma moeda que veio para ficar

Nos mais de 15 anos de Real, as cédulas brasileiras têm exercido seu papel sem nenhuma incidência grave em termos do volume de falsificações. No entanto, a popularização das tecnologias digitais, faz com que o BC se preocupe em agir preventivamente de forma a continuar garantindo a segurança do nosso dinheiro nos próximos anos. Na atualidade, esta é uma realidade não só no Brasil, mas em todo o mundo: as autoridades emissoras têm buscado atualizar o design de suas cédulas com maior frequência, a fim de agregar elementos de segurança tecnologicamente mais sofisticados, capazes de resistir às investidas dos falsários.

* Confira abaixo as novas notas :



Fonte : Banco Central do Brasil
Contribuição: Riane Mascarenhas