sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pedágio e transporte solidário tiram carros das ruas de Estocolmo















Do G1, contribuição de Samir Santana


Trânsito dos sonhos foi inventado lá na Suécia.
Exemplo ajuda a polui menos e é mais solidário.

Na cidade que se orgulha do seu passado, o presente mora no futuro. A velha Estocolmo tem um dos mais modernos e eficazes sistemas de transporte do mundo. Um metrô que raramente atrasa; ônibus movidos a álcool para evitar a emissão de gazes poluentes; bondes elétricos e ciclovias. Até o barco é usado para o deslocamento dos moradores entre as centenas de ilhas que formam a capital sueca.

Veja o site do Bom dia Brasil

Para quem tem necessidade de dirigir, mas não quer usar o carro além do necessário, os suecos desenvolveram um sistema de cooperativa: um carro, muitos donos. A novidade roda pelas ruas de Estocolmo há dois anos. Associações de bairros e condomínios compram pequenas frotas e disponibilizam aos associados.

Pelo celular, os motoristas discam para a sede da cooperativa. O sistema eletrônico emite uma resposta automática diretamente para um receptor instalado no carro. A porta destrava na hora e o motor é desbloqueado. A chave fica disponível no porta-luvas.

“Costumo pegar para ir ao mercado ou para passear nos fins de semana. A vantagem é que não preciso lavar, abastecer, checar o óleo ou trocar pneu. Quem cuida disso é a cooperativa”, elogia uma motorista.

Os carros ficam estacionados em diversos locais. Quando o usuário precisa, é só pegar o mais próximo e andar. Depois, basta devolver em um dos 50 pontos espalhados pela cidade. A cobrança vem na conta do celular: o equivalente a R$ 10 por hora.

“Antes eu tinha meu próprio carro e acabava usando exageradamente. Agora só pego um quando realmente preciso”, compara um motorista.

Apesar de todas essas medidas, ainda tinha carro demais nas ruas. Foi aí que o poder público agiu novamente. Para tentar acabar de uma vez por todas com os congestionamentos em Estocolmo, a prefeitura decidiu implantar um sistema de pedágio: o equivalente a R$ 20 por dia para rodar com qualquer veículo particular no centro da capital sueca. No início a população chiou, mas um plebiscito, feito um ano mais tarde, mostrou que houve mudança de mentalidade. O pedágio foi aprovado por mais de 90% dos eleitores.

A vantagem todo mundo vê: o número de carros em Estocolmo diminuiu em cerca de 35%. A poluição também. O representante do departamento de transportes do governo sueco reconhece: ''São soluções nem sempre baratas, mas com certeza eficientes e duradouras''. O poder público faz a sua parte. A população contribui. E todos vivem mais felizes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fonte Nova: parentes das vítimas sofrem dois anos após tragédia.

(Notícia publicada na edição impressa do dia 25/11/2009 do Correio da Bahia)

Angelo Paz e Miro Palma.

A dor segue viva. Para os familiares dos mortos e daqueles que escaparam, dois anos de sofrimento. Já o terrível buraco aberto na bancada superior, o vão da tragédia de sete tricolores, tá tapado.

A placa de alúminio maqueia uma das maiores tragédias do futebol brasileiro. Dos parentes das vítimas fatais, dois ainda aguardam o seguro do ingresso, no valor de R$25 mil, obrigação da Confederação Brasileira de Futebol.

Sobre a pensão mensal das seis famílias que deram entrada na Secretaria de Administração do Estado (Faeb), a de Djalma Lima dos Santos aguarda definição da Sudesb. O valor da pensão é determinado de acordo com a receita mensal que cada vítima ganhava em vida em 2007, ano do acidente.

No máximo, o valor pode ser dividido por duas pessoas. Situação do viúvo e da filha de Márcia Santos Cruz. Cada um recebe R$232,50, metade de um salário mínimo. Márcia atuava como trabalhadora informal.

Reclamações
Tudo bem? Nada disso! Além da tristeza, a bronca é geral. Fábio Marques, irmão de Anísio Marques, reclama das falsas promessas: “Prometeram muita coisa pra gente”, lembra ele, indignado. E fala mais. “Prometeram emprego, terminar as obras da casa que meu irmão estava construindo, mas, nada disso foi cumprido”, brada.

Muda-se a família, a indignação permanece. A pequena Karem Loione, 8 anos, filha da vítima Midiã dos Santos, atendeu o telefone na maior inocência e passou pro avô, seu Elias, pai de Midiã. “A pensão tá sendo paga, graças a Deus”, resumiu, sem mais palavras.

Entre os sobreviventes, o garoto Jader Landerson Azevedo, vive um drama. Na queda, o jovem de 21 anos acabou perdendo parte do músculo da perna direita. Passou por enxerto e atualmente faz fisioterapia pra melhorar a locomoção.

Medicação
Diferente da versão do governo, que garante prestar toda a assistência médica e social para a reabilitação da vítima, o pai Gérson Santos, reclama da falta de ajuda. “Desde agosto que não recebemos a medicação completa. O governador disse que ia tratar como se fosse filho dele. Cadê?”.

O valor da vida

Anísio Marques Neto
A família não recebeu o seguro do ingresso de R$25 mil. A pensão do governo de R$415 é paga a Patrícia Souza (representante do filho de Anísio)

Djalma Lima Santos
A família recebeu o seguro de R$25 mil de CBF. O processo judicial para o pagamento da pensão pelo governo do estado está em tramitação.

Jadson C. Silva
A família recebeu o seguro de R$25 mil. Porém, até o momento, os familiares não foram até a Secretaria de Administração Estadual solicitar pensão.

Joselito Lima Júnior
A família recebeu o seguro de R$25 mil e tem a pensão de R$492,59 paga à viúva, Janilse da Silva Teixeira, desde o dia 21 de agosto de 2008.

Márcia Santos Cruz
A família recebeu o seguro de R$25 mil. A pensão é de R$465 é dividida entre o viúvo Luciano Santos e a filha de Márcia.

Milena Vasques
A família recebeu o seguro de R$25 mil. A pensão do governo é de R$493,54 é paga à mãe de Milena, Raimunda Vasques.

Midiã dos Santos
A família não recebeu o seguro de R$25 mil. A pensão é de R$527,33 é paga a Carmem dos Santos, representante da filha.

Três municípios baianos estão entre os dez mais violentos para jovens.

Fonte: Redação Correio da Bahia.


Itabuna, Camaçari e Teixeira de Freitas estão entre os dez municípios do país em risco de violência que pode levar à morte jovens de 19 a 24 anos de idade. A pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) foi realizada em 266 municípios com mais de 100 mil habitantes.

No ranking geral, a cidade mais violenta é Itabuna seguida por Marabá (PA) e Foz do Iguaçu (PR). Camaçari e Governador Valadares (MG) completam as cinco primeiras posições com índices considerados muito altos. As outras cidades são: Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas, Serra (ES) e Linhares (ES)

Os municípios menos vulnerabilidade são, na ordem: São Carlos (SP), São Caetano do Sul (SP), Franca (SP), Juiz de Fora (MG), Poços de Caldas (MG), Bento Gonçalves (RS), Divinópolis (MG), Bauru (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Petrópolis (RJ).

Capitais

Considerando todas as capitais brasileiras, Maceió (AL) tem o maior índice de jovens expostos à violência, enquanto que a cidade de São Paulo tem o menor. Porto Velho, Recife, Belém, Macapá e Teresina também apresentam índice de vulnerabilidade alta. No ranking, Salvador é a 12º capital mais violenta do país como vulnerabilidade média.

Os dados constam da pesquisa feita em parceria com o Ministério da Justiça, Instituto Sou da Paz, Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção ao Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud). A pesquisa é inédita e seu objetivo é determinar o Índice de Vulnerabilidade Juvenil. Foram ouvidos na pesquisa jovens de 12 a 24 anos.

Segundo o ministro da Justiça, Tarso Genro, que participou da divulgação, a pesquisa derruba o mito de que a situação mais vulnerável é a do Rio de Janeiro. Sem menosprezar a gravidade da violência no estado, ele disse que a questão mais grave está em áreas do Nordeste, onde existem indicadores sociais baixos, com pouca aplicação de recursos em segurança pública e poucas políticas preventivas.

Atualizada às 15h25

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Arena Multiuso em Lauro de Freitas.

O assunto do momento é o projeto e construção da arena multiuso em Lauro de Freitas. Foi apresentado publicamente nesta segunda-feira, 23, no Hotel Fiesta, em Salvador. O local conta com anfiteatro, arena de futebol, e espaço para eventos. Servirá para realização de shows, eventos esportivos, e culturais.



A Bahia vai ganhar um novo estádio de futebol. E não se trata da Fonte Nova. Na manhã desta segunda-feira (23), os presidentes de Bahia e Vitória, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o cantor Durval Lélis irão apresentaram o projeto para a construção de uma arena multiuso com capacidade para 35 mil pessoas (podendo aumentar para 42 mil lugares), em parceria com a empresa portuguesa Lusoarenas.

O projeto que está sendo retomado agora é o mesmo elaborado por Paulo Carneiro, enquanto era presidente do Vitória. Além do estádio, será construído também um anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas. Por isto a participação da produtora musical ligada ao cantor da banda Asa de Águia. O orçamento inicial prevê um investimento de R$ 270 milhões.

O estádio será construído em uma região limite entre Salvador e Lauro de Freitas, a seis quilômetros do Aeroporto de Salvador. A administração, por 30 anos, será de responsabilidade da empresa portuguesa. Ao final deste período, passará a ser da dupla Ba-Vi.

Copa do Mundo – A construção da arena multiuso foi aprovada pelo governo estadual. No entanto, nada foi explicado em relação à reforma da Fonte Nova. O prazo para se inscrever na licitação termina nesta sexta-feira (27) e o resultado será anunciado na próxima semana. No entanto, de acordo com o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, o governador teria dito que quer garantias de que a arena vai mesmo sair do papel para estudar a possibilidade de mudança do projeto para a Copa do Mundo de 2014.

Já a assessoria de comunicação da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, a construção da nova arena não vai atrapalhar os planos da reforma da Fonte Nova. (Fonte: Site Metrópole FM)


O secretário extraodinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, procurou o Bahia Notícias para negar que haja divergências entre ele o titular da pasta dos Esportes, Nilton Vasconvelos, quanto à construção de uma arena multiuso nas imediações de Salvador. Campello negou que o Governo do Estado tenha chancelado o estádio prometido pelo grupo português como sede baiana da Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Tomamos conhecimento da proposta e, a princípio, qualquer investimento a ser feito na Bahia é visto com bons olhos. Mas, em nenhum momento dissemos que esse estádio receberia jogos da Copa. Existe uma série de determinações técnicas definidas pela FIFA e o Governo vai lançar no dia 04 de dezembro a licitação para a PPP da Fonte Nova”, observou. Além disso, o secretário extraodinário disse que o Estado não viu “concretude na proposta” apresentada pela Lusoarena. “A arena não tem lastro financeiro, também não há garantias de quando a obra será iniciada e concluída. Entretanto, é bom frisar que não há obstrução para construção do novo espaço. Mas, certamente, não podemos associá-lo à Copa”. (Fonte: Bahia Noticías)



Assitam os vídeos de divulgação e do evento realizado nesta segunda-feira (fonte: A TARDE On-line)

O vídeo oficial do evento com participação do presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho e Alexi Portela do Vitória.

Vídeo demonstrativo do projeto.