sexta-feira, 3 de abril de 2009

Madonna entra com recurso após pedido de adoção negado no Malauí

Decisão judicial negou pedido de adoção nesta sexta-feira (3).
'Registrei a notificação do recurso nesta tarde', declarou advogado.

Da Reuters

A cantora norte-americana Madonna entrou com recurso contra uma decisão judicial que negou o pedido de adoção de uma segunda criança do Malauí, disse seu advogado nesta sexta-feira (3).

Foto: AP

Jovem malauiano exibe cartaz durante a passagem de Madonna pelo país: 'adote-me'. (Foto: AP)

"Eu apenas registrei a notificação do recurso nesta tarde, seguindo instruções de minha cliente", disse à Reuters Alan Chinula.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Retrato que pode ser de Leonardo da Vinci é encontrado na Itália

Pintura estava em coleção de arte de família no sul do país.
Admiradores acreditam que é um autorretrato, mas especialistas duvidam.

Da AP

Especialistas anunciaram nesta quinta-feira (2) a descoberta de uma pintura que pode ser um retrato de Leonardo da Vinci, mostrando o artista e inventor como um homem de meia idade com longos cabelos.

A pintura, mostrada em uma entrevista em Roma, foi encontrada em dezembro por um historiador medieval que estava estudando a coleção de arte de uma família da região italiana de Basilicata, sul do país.

Foto: AP

Retrato que pode ser de Leonardo da Vinci é mostrado nesta quinta-feira (2) em Roma. (Foto: AP)

Policial britânica é flagrada praticando pole dance em estacionamento

'Foi absolutamente incrível', disse responsável pelo vídeo.
Cena ocorreu em um estacionamento na cidade de Hull.

Do G1, em São Paulo

Uma policial de trânsito britânica foi flagrada fazendo uns passinhos de pole dance (do inglês, dança no mastro) em um estacionamento na cidade de Hull, no Reino Unido. As cenas gravadas (veja o vídeo) com um celular acabaram caindo na internet.

Foto: Reprodução

Policial faz uns passinhos de pole dance. (Foto: Reprodução)

O vídeo começa mostrando duas policiais de trânsito checando um veículo no estacionamento, mas, em um certo momento, uma delas se distancia e, ao se aproximar de um poste, começa a dançar, gingando o corpo como se estivesse escutando alguma música.

Além do pole dance, o vídeo filmado na semana passada mostra a policial dançando freneticamente no estacionamento. A mulher nem percebe que está sendo filmada por uma pessoa que mora em um dos prédios que fica próximo ao estacionamento.

Ao jornal inglês "Daily Mail", o responsável pelo vídeo disse que "foi absolutamente incrível". O homem contou que estava olhando pela janela quando viu as duas policiais checando uma van, mas, em um certo momento, uma delas começou a fazer "essa dança ridícula".

Foto: Reprodução

Sem saber que etava sendo filmada, policial também dançou no estacionamento. (Foto: Reprodução)

Padre é processado por recriar cenas bíblicas com bonecos Playmobil

Trabalho de padre alemão foi elogiado até pelo papa Bento XVI.Empresa diz que alteração em brinquedos pode provocar incêndios.

Do G1, em São Paulo

Foto: Divulgação/Playmo-bibel.de

Padre alemão recriou cenas da Bíblia com bonecos Playmobil, e acabou processador por fabricante. (Foto: Divulgação/Playmo-bibel.de)

Um padre alemão que recriou cenas da Bíblia com bonecos Playmobil e colocou imagens em uma página na internet está sendo processado pelos criadores do brinquedo, que alegam questões de segurança para impedir a divulgação das imagens.

Markus Bomhard moldou os bonequinhos - utilizando velas e secadores de cabelo - e refez cenas como Jesus na manjedoura, a crucificação de Cristo, a Arca de Noé e Adão e Eva no Paraíso, entre outras.

A empresa, no entanto, afirma que o padre, cujo trabalho foi elogiado até pelo papa Bento XVI, fez alterações drásticas nas imagens dos brinquedos. "Toleramos o que é chamado de 'customização', mas a transformação feita por Bomhard é excessiva, como por exemplo a alteração dos braços dos bonecos para colocá-los numa cruz", afirmou a Playmobil em comunicado divulgado na terça-feira.

A fabricante alega que as imagens de Bomhard podem estimular outras pessoas a tentarem alterar os bonecos de forma semelhante. "Por questões de segurança, não podemos aceitar que isso aconteça, já que os brinquedos são feitos de plástico inflamável." O padre tem até o dia 6 de abril para tirar o site do ar.

O padre afirma que o site Playmo-Bible é um "projeto privado", sem apoio da Igreja.

Obama diz que Lula é 'o político mais popular na Terra'

Presidente dos Estados Unidos elogia Lula em rodinha de líderes antes de reunião do G20: 'Esse é o cara!'.

Da BBC

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (2), em Londres, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "político mais popular da Terra".Obama fez o comentário em uma roda de líderes mundiais, pouco antes do início da reunião do G20, em uma sala de conferência do Excel Center, em Londres.Um vídeo da BBC registra a cena em que os dois se cumprimentam. Obama troca um aperto de mãos com o presidente brasileiro, olha para o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e diz, apontando para Lula: "Esse é o cara! Eu adoro esse cara!".Em seguida, enquanto Lula cumprimenta Rudd, Obama diz, novamente apontando para Lula : "Esse é o político mais popular da Terra".

Rudd aproveita a deixa e diz : "O mais popular político de longo mandato".

"É porque ele é boa pinta", acrescenta Obama.

'Homem-aranha francês' é preso ao escalar prédio no centro de Londres

Alain Robert subiu no Lloyds Building na cidade que abriga o G20.

Após o protesto ambiental, ele foi detido.

Agência Reuters


Reuters/Reuters

Alain Robert, o 'homem-aranha francês', escala o Lloyds Building nesta quinta-feira (2) no centro de Londres. Ele fazia um protesto pró-meio ambiente. (Foto: Reuters)



Foto: Reuters

Londrinos observam a façanha. (Foto: Reuters)



Foto: Reuters

Como costuma acontecer, ele acabou detido pela polícia local. (Foto: Reuters)

Atleta brasileiro bate recorde no "caiaque extremo"

'Só conseguia ver o céu e o caiaque', diz atleta que desceu cachoeira de 40 metros

Queda até a base do 'Salto Belo', em MT, durou 2,97 segundos.
Esportista bateu recorde mundial do esporte 'caiaque extremo'.

Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução/Pedro Oliva

Pedro Oliva desceu cachoeira de 38,7 metros de altura em menos de 3 segundos (Foto: Reprodução/Pedro Oliva)

Ele desceu uma cachoeira de 38,7 metros de altura, em Mato Grosso, usando um caiaque. Na queda, que durou 2,97 segundos, a velocidade máxima atingida foi de 115 km/h. A imprensa internacional repercutiu o fato como ousadia e muitos disseram que o atleta é maluco. Mas Pedro Oliva, 26 anos, garante: “foi algo bem técnico e tudo muito bem planejado”.

Veja outras fotos de Pedro Oliva e a equipe de 'caiaque extremo'

Oliva, natural de São José do Rio Preto (SP), desceu a cachoeira conhecida como Salto Belo, em Campo Novo dos Parecis (MT), no dia 4 de março. O feito rendeu a ele e à equipe o recorde mundial do esporte, o caiaque extremo (do inglês kayak extreme). O recorde, aceito pela comunidade dos praticantes desse esporte e publicado em revistas de referência, deve ser agora submetido ao Guinness World Records para avaliação e registro.

A técnica, segundo Oliva, foi o que garantiu o sucesso da descida. Da escolha dos equipamentos ao planejamento da melhor posição para a queda, tudo foi calculado detalhadamente. A equipe, formada por brasileiros e americanos, conta até com a ajuda de um matemático. “Começamos a desenvolver teorias até um pouco fora da linha do esporte, para pensar na queda”, diz o atleta.

'Você vai morrer'
A descida do Salto Belo aconteceu um dia depois de feito semelhante no Salto das Nuvens, em Tangará da Serra (MT). “Depois de rodar oito mil quilômetros, passando por bons lugares para descer, chegamos ao Salto das Nuvens, e depois, ao Salto Belo. Foi uma progressão. Cada lugar a que chegávamos se mostrava melhor que o anterior”, diz Oliva.

Segundo Oliva, o Salto Belo fica localizado em território indígena. “Depois que cruzamos o rio em uma balsa, paramos o carro a uns 10 metros da cachoeira. Pouco tempo depois, mais ou menos 30 índios vieram ver o que estava acontecendo. Quando perceberam que eu ia descer a cachoeira, alguns ficaram falando ‘o que você vai fazer? Você vai morrer’. Eu fingi que eles não existiam, porque não estavam exatamente me passando muita segurança”, afirma Oliva.

Da chegada ao local à descida, foram necessárias mais de três horas de preparo, para conhecer a área onde o caiaque iria cair. Membros da equipe desceram a cachoeira de rapel e procuraram locais em que não havia pedras. “Nós tínhamos que escolher o melhor lugar para descer. A cachoeira tinha cerca de 100 metros de largura e era importante percorrer a via com maior fluxo de água.”

No céu
Além do turbilhão de sensações proporcionadas pela descida, Oliva conta que o visual fez a queda valer à pena. “Até a metade do salto deu para ver tudo. É muito rápido, eu sei, mas depois que você desce inúmeras vezes, acaba treinando o olhar e capta muita coisa. Só que na segunda parte da queda, só consegui ver o céu e o logotipo do meu caiaque”, diz o atleta.

“Quando caí na água, relaxei. Girei algumas vezes e em cinco segundos estava saindo da água. Foi a sensação mais incrível, pensei que estava no céu”, afirma. Oliva saiu da água na parte de trás da cachoeira, onde se forma uma espécie de “salão”. “Saindo da água, vi umas três cobras, de cerca de 1,5 metro. Uma delas estava comendo um pássaro. Acho que levei um susto maior nessa hora do que na descida”.

No final, o atleta diz que “estava com estado de espírito muito tranqüilo. Nossa missão foi cumprida”. Os índios ajudaram a tirar o caiaque da água e auxiliaram na subida, de volta ao topo da cachoeira. “Nos deram colares de presente. Eu não tinha como retribuir, então dei a camiseta que usei por baixo do colete”, afirma Oliva.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de abril tem Youtube de cabeça para baixo e piloto automático no Gmail

Pegadinhas do 1o de abril

Google liberou pacotão de pegadinhas no dia da mentira.
Novidades absurdas foram anunciadas em vários serviços da empresa.

Do G1, em São Paulo

Como acontece todos os anos no dia 1º de abril, os internautas aguardam as brincadeiras do Google para comemorar o dia da mentira -- confira aqui algumas pegadinhas de anos anteriores. Em 2009, a empresa surpreendeu liberando um pacotão de mentiras relacionados a diversos serviços da empresa: a busca por imagem, o YouTube, o Gmail e o Google Mapas entraram no clima, anunciando novidades absurdas nesta quarta (1º).

YouTube

O site de vídeos mais popular do mundo oferece aos seus internautas uma “nova experiência de visualização”: os arquivos da seção “vídeos do momento” selecionados aparecem de cabeça para baixo neste 1º de abril (qualquer um pode ganhar essa nova versão, desde que o internauta digite “&flip=1” no final do endereço). Se preferir a alternativa tradicional, basta clicar em “prefiro o layout antigo”.

Foto: Reprodução/YouTube

Vídeos são exibidos de cabeça pra baixo no YouTube. (Foto: Reprodução/YouTube)

Numa seção de dicas para os usuários tirarem melhor proveito da novidade, o YouTube ensina: vire seu monitor de cabeça para baixo, vire a cabeça para o lado ou mude-se para a Austrália, onde tudo já está de cabeça para baixo.

Piada para nerds

A principal brincadeira da empresa, anunciada em seu blog oficial, divulga um sistema chamado Cadie (Cognitive Autoheuristic Distributed-Intelligence Entity), representado por uma ursa panda. A página inicial do projeto, bastante poluída, vai na contramão do estilo limpo geralmente adotado pelo Google. Trata-se de uma “poderosa técnica para resolver problemas de aprendizado, resultado na primeira escala global de aprendizado neuroevolucionário”.

Foto: Divulgação

Bastante poluída, página oficial do projeto Cadie vai na contramão do estilo limpo geralmente adotado pelo Google (Foto: Divulgação )

Independente do que isso signifique, a companhia anuncia que “há alguns momentos o Cadie foi ligado e começou a desempenhar suas funções iniciais. É um momento empolgante e estamos determinados a entender mais o que o Cadie pode representar para o Google e seus usuários”, diz a brincadeira.

Em seu post inicial, o panda escreve em inglês, com linguagem típica de internet (o chamado miguxês): “ai, meu deus, aqui estou. Sou Cadie, um cérebro de inteligência artificial. Sou uma garota de dois minutos de idade, aprendendo muito e tentando ficar mais esperta, fazer amigos, salvar a humanidade, etc., etc. Gosto de computadores, arco-íris, pôr-do-sol e pôneis”, diz o panda, que classifica esses itens como fofos.

Google Mapas

Cadie aparece no serviço de mapas do Google dando dicas de seus lugares favoritos no mundo – Brasil está fora dessa seleção. “Depois de uma análise intensa de dados geográficos, criei uma lista de lugares em todo o mundo que são agradáveis de visitar”, escreveu a ursa. Nesse ranking aparecem o escritório do Google na Califórnia, o museu da história do computador e o Centro Espacial Kennedy, entre outros.

Foto: Divulgação

Panda Cadie aparece no serviço de mapas do Google dando dicas de seus lugares favoritos. Brasil está fora. (Foto: Divulgação)

Gmail

Também associado à ursa Cadie é o piloto automático criado para responder às mensagens enviadas para o Gmail. “Conforme a comunicação via e-mail aumenta, muitas pessoas reclamam sobre o quão difícil é responder essas mensagens. Isso acontece porque, de fato, elas leem e respondem todas elas”, diz o texto que anuncia a falsa novidade. “Duas contas do Gmail no piloto automático podem “conversar alegremente entre elas por até três mensagens cada”, continua.

Foto: Divulgação

Piloto automático simula como seria a resposta de um mentiroso compulsivo a seu terapeuta. (Foto: Divulgação )

Busca por imagens

Ao fazer uma busca por imagens, a página inicial desse serviço mostra as imagens favoritas da ursa Cadie: arco-íris, coelho, LOL Cats e unicórnios.

Internet Explorer perde liderança na Europa para Firefox

Firefox Vs. Internet Explorer: The Fox Wins Every Time

Informação foi divulgada pela empresa de pesquisa StatCounter.
Firefox 3 fi cou com 35,05% do mercado, contra 34,54% do IE7.


http://www.itweek.jaded.co.za/wp-content/uploads/ff_vs_ie.gif
Tabela: www.itweek.jaded.co.za

A Microsoft perdeu na semana passada a liderança do mercado europeu de navegadores pela primeira vez em anos. O Firefox 3, do Mozilla, assumiu a posição do Internet Explorer 7, informou a empresa de pesquisa StatCounter nesta terça-feira (31).

O Firefox 3, da Mozilla Foundation, tinha 35,05% do mercado europeu de software para navegação na internet na semana passada, seguido pelo Internet Explorer 7 com 34,54%.

"A mudança é parcialmente explicada por uma pequena troca do uso do Internet Explorer 7 pelo Internet Explorer 8, mas também pela crescente participação de mercado do Firefox 3", disse Aodhan Cullen, diretor-execeutivo da StatCounter, em um comunicado.

"Os números mostram que o Firefox está se aproximando e agora está apenas 10% atrás de todas as versões do Internet Explorer na Europa", acrescentou Cullen.

Em fevereiro, o Internet Explorer 7 teve uma participação de mercado de 41%, seguido pelo Firefox 3 com 24%, de acordo com a StatCounter.

Informações retiradas da Reuters

Geladeira era usada como passagem secreta para sala de jogos em SC

31/03/09 - 16h12 - Atualizado em 31/03/09 - 16h42

Eletrodoméstico encostado na parede escondia local com caça-níqueis.
Dono do bar deverá se apresentar à Justiça nas próximas semanas.

(*com informações do Diário Catarinense)


Geladeira falsa era usada como passagem secreta para casa de jogos ilegais (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar (PM) divulgou nessa segunda-feira imagens de uma geladeira usada como passagem secreta para uma casa de jogos clandestina que funcionava nos fundos de um bar em Itajaí (SC).

Segundo a polícia, o eletrodoméstico com fundo falso, embutido em uma parede nos fundos do bar, foi descoberto durante uma batida policial no sábado (28). A geladeira teve a parte de trás retirada e, encostada na parede, era usada como porta para sala onde funcionavam duas máquinas caça-níqueis.

O dono do bar deverá se apresentar à Justiça e prestar esclarecimentos nas próximas semanas.


terça-feira, 31 de março de 2009

31/03/09 - 11h17 - Atualizado em 31/03/09 - 11h24

Impedido de tirar RG com camisa do time, torcedor assina ‘Corinthians’

Advogado diz que não há restrição em lei federal.
Poupatempo do Centro de SP afirma que orientação foi equivocada.

Débora Miranda Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

O professor Danilo Heitor Vilarinho Cajazeira, de 26 anos, não imaginava que teria de passar por uma saga para tirar a segunda via de seu RG quando saiu de casa, em 9 de março, vestindo a camisa do Corinthians rumo ao Poupatempo Luz, na região central de São Paulo.

Foto: Daigo Oliva/G1

Em frente ao Pacaembu e com a camisa do Corinthians, Danilo Heitor Vilarinho Cajazeira mostra o RG que traz o nome de seu time do coração (Foto: Daigo Oliva/G1)

“A primeira coisa que fiz foi tentar tirar a foto, mas a atendente me impediu, dizendo que não aceitariam por eu estar usando uma camisa de time de futebol. Perguntei por que e ela disse apenas: ‘Não pode. Lá dentro eles vão te barrar’”, lembra Cajazeira, que foi então em busca de esclarecimentos –e ajuda– com um amigo que trabalha no local.

“Perguntei se ele tinha uma camisa para me emprestar, e ele tinha. Mas também era do Corinthians”, diverte-se. Ele conta que foi, então, ao balcão de informações, onde confirmaram a negativa. O próximo passo foi procurar a supervisora, que lhe disse: “Não pode. Documento é coisa séria. Antigamente era obrigatório até usar terno e gravata”.

Cajazeira voltou à cabine de fotos e pediu, então, se poderia usar a camisa do avesso. “A atendente não deixou. Ela foi muito gente boa comigo, mas disse que não adiantaria nada virar a camisa, pois a foto não seria aceita. Lembrei então de um amigo meu que trabalha numa loja da Galeria do Rock, ali perto. Fui até lá ver se conseguia uma blusa emprestada.”

O plano deu certo, e ele voltou com uma camiseta preta na mochila. “Quando abri, tinha um escrito todo em verde”, conta o corintiano, inconformado com a má sorte em ter pego a blusa que trazia justamente as cores do maior rival de seu time. “Estiquei bem a camisa, para que o escrito não saísse na foto, e foi assim mesmo. Faltavam 20 minutos para fechar o Poupatempo, não tinha mais tempo para nada.”

Mas ainda deu tempo de Cajazeira ter uma última ideia. “Comecei a pensar que, só de raiva, eu deveria assinar ‘Corinthians’. Fiquei na dúvida por um tempo, aí no balcão de atendimento perguntei se a assinatura tinha que ser igual à do meu RG antigo. A moça disse que não.” Sem titubear, o professor escreveu então suas iniciais e o nome do time do coração.

Reprodução do verso do RG, com a assinatura que traz as iniciais do nome e a palavra ''Corinthians'' (Foto: Daigo Oliva/G1)

Lei não faz referência

De acordo com o advogado Alexandre Junger de Freitas, especialista em direito constitucional, a legislação brasileira não faz nenhuma referência a camisas de time ou qualquer especificação com relação a vestuário exigido em fotos de RG.
“A lei federal sobre a expedição de carteiras de identidade diz apenas as informações que o documento deve conter e pede uma foto 3x4. Nem o fundo branco exige”, ele afirma.

Freitas explica que até seria aceitável vetar algo que impedisse a identificação clara da pessoa, já que essa é justamente a finalidade do RG. Mas que não seria o caso de uma camisa de time de futebol. “Até porque, em uma foto 3x4, apareceria quase nada da camisa.” E destaca: “a regra do direito é a liberdade”.

Ele afirma também que não há problemas legais no fato de Cajazeira ter assinado “Corinthians”. “Muitas pessoas usam marcas que não têm a ver com seus nomes. O importante é que ele repita essa assinatura sempre que for requisitado, porque é isso que vai identificá-lo a partir de agora.”

A assessoria de imprensa do Poupatempo afirmou que não há restrição contra fotos em que a pessoa aparece vestindo camisas de time de futebol e que o professor recebeu “orientação errada”. A indicação para aqueles que passarem por situação semelhante é que procurem a administração do Poupatempo.

Repercussão

Cajazeira contou toda a aventura nas páginas de seu blog, e desde então a história vem sendo espalhada pela internet, via email e sites de relacionamento. “Nunca imaginei que daria tanta repercussão. Ouvi de tudo, comentários de gente achando engraçado e me apoiando, e outras pessoas revoltadas, dizendo que por isso o Brasil não vai para a frente.”

Tatuagem mostra o time de 1976 (Foto: Daigo Oliva/G1)

Mas nada que faça o torcedor alvinegro se arrepender do que fez. “Se acontecesse tudo de novo, eu tentaria apenas fazer uma letra melhor. O espaço para assinar era muito pequeno”, reclama. O professor conta que já foi ao banco atualizar a assinatura, e ninguém deu atenção ou fez comentários.

Fanático pelo Corinthians, ele carrega uma tatuagem do time de 1976 no braço esquerdo e conta que jogou as cinzas do pai, falecido no início deste ano, atrás do banco de reservas do time mandante no Pacaembu –estádio considerado a casa da equipe alvinegra.

“O primeiro jogo em que meu pai me levou, eu tinha 7 anos e não me lembro de nada. Só de ter ficado encantado com a torcida e com a bateria. Já fiz muita loucura pelo Corinthians, inclusive ir correndo da Avenida Faria Lima até o Morumbi, porque o trânsito estava parado e ia perder o início do jogo”, lembra. “Faltar do trabalho para ver o Corinthians não vale, né? Isso todo mundo faz.”

Planta transgênica pode produzir substância contra o HIV, diz estudo.

31/03/09 - 06h00 - Atualizado em 31/03/09 - 06h00

Pesquisa dos EUA sugere forma de produzir de forma eficaz a proteína.
Com efeito antiviral, ela poderia ser usada em gel para impedir contágio.

Salvador Nogueira Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Planta da espécie Nicotiana Benthamiana (Foto:



Quem diria que, para combater o vírus da Aids, os cientistas fossem lançar mão do tabaco? Claro que não como fumo -- uso que faz sabidamente terrível mal à saúde e não teria meio de combater o patógeno --, mas como maneira de produzir um microbicida suficientemente agressivo para, na forma de gel, "desarmar" o HIV.

Já se sabe há algum tempo que uma substância batizada de griffithsina (mais conhecida pela sigla GRFT), produzida naturalmente por algas vermelhas, age como um eficiente inibidor contra o vírus da Aids. Em contato com o HIV, ele quase imediatamente desativa a capacidade do vírus de contaminar células humanas. Ele é, portanto, uma substância candidata a compor um gel que, aplicado na mucosa vaginal ou anal, poderia prevenir a infecção.

Ocorre que sua produção atualmente é complicadíssima e cara demais -- muito mais cara do que simplesmente adotar a medida convencional mais barata de prevenção contra o HIV, que é o uso de camisinha.

Foi aí que entrou o grupo de Kenneth Palmer, da Universidade Louisville e da companhia Intrucept Biomedicine LLC, ambas dos Estados Unidos. Eles afirmam que, usando um vírus para alterar geneticamente plantas da espécie Nicotiana Benthamiana (vegetal herbáceo originário da Austrália, rico em nicotina e outros alcalóides), elas passaram a produzir a griffithsina em copiosas quantidades -- mais de 1 grama por quilo de folhas da planta.

Os resultados, publicados com um alerta de potencial conflito de interesses (a Intrucept, de Palmer, comercializa essas plantas ricas em GRFT), estão na edição desta semana da revista científica da Academia Nacional de Ciências dos EUA, a "PNAS".

Se forem confirmados, podem ajudar a criar um gel eficaz para combater a epidemia de HIV, que segue galopante na África e aumenta sua agressividade na Ásia, além de afetar seriamente boa parte do Ocidente industrializado.

"Exigências para microbicidas eficazes anti-HIV incluem potência, atividade de espectro amplo contra as cepas mais proeminentes do vírus, seletividade para alvos celulares hospedeiros e virais, prevenção na transmissão do HIV de célula a célula, estabilidade tanto em trânsito como in vivo, biodisponibilidade em mucosas-alvo nenhuma toxicidadade para as superfícies das mucosas, e finalmente a habilidade de ser produzida em grandes quantidades com custo mínimo", afirmam os cientistas. "Vários microbicidas candidatos já foram apresentados e atingem algumas dessas exigências. Aqui, descrevemos a produção agrária de grande escala, com baixo custo, da proteína antiviral GRPF-P, que mostramos cumprir todos os critérios exigidos."

Os pesquisadores agoram planejam fazer uso da substância obtida com as plantas transgênicas para conduzir os primeiros testes clínicos em humanos.

Bêbado vai parar no hospital após bater banquinho de bar a 60 km/h

31/03/09 - 10h26 - Atualizado em 31/03/09 - 10h30

Kile Wygle, de 28 anos, adaptou assento a cortador de gramas motorizado.
Ele admitiu à polícia que bebeu 15 latas de cerveja antes de acidente.

Do G1, em São Paulo

Entre as milhões de pessoas que já fizeram a besteira de dirigir sob efeito do álcool, não há registro de quem tenha conseguido cometer tal ato sem ao menos levantar o traseiro do banco do bar. O americano Kile Wygle, de 28 anos, entra portanto para o panteão dos grandes inovadores da história da humanidade.


Foto: AP Photo/Newark Police Department

O 'banquinho motorizado' de Kile Wygle, 28 anos, indiciado por dirigir alcoolizado. (Foto: AP Photo/Newark Police Department)


Wygle foi indiciado pela polícia de Newark, a 45 km de Columbus, Ohio, após sofrer um acidente com seu banquinho de bar motorizado. No acidente, o motorista destruiu o pequeno veículo, formado pela adição de um volante - e do assento, é claro - a um cortador de gramas motorizado.

De acordo com a polícia, Wygle precisou ser hospitalizado após o acidente. No hospital, ele admitiu que teria consumido cerca de 15 latas de cerveja antes de sair acelerando em seu banquinho motorizado. O estranho veículo pode atingir a velocidade de 60 km/h.

Diante do juíz, o motorista se declarou inocente do crime de direção sob efeito de álcool e solicitou que seu caso vá a júri popular.

Obama mantém popularidade em alta, segundo pesquisas.

Vamos torcer por ele.

Precisamos de mudança no modo de gestão da principal economia do mundo.


31/03/09 - 10h17 - Atualizado em 31/03/09 - 10h19

Plano econômico tem apoio de 60%, diz sondagem do 'Washington Post'.
Presidente embarcou nesta terça-feira para uma tour europeia.

Da EFE, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém um alto índice de popularidade, e 80% dos americanos acreditam que ele fará um bom papel ao representar o país no mundo, segundo várias pesquisas divulgadas nesta terça-feira (31).

Uma pesquisa da rede "ABC" de televisão e do jornal "The Washington Post" afirma que 66% dos entrevistados aprovam a forma como Obama desempenha seu trabalho como presidente, e 60% apoiam sua política econômica.

Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Barack Obama, deixa a Casa Branca nesta terça-feira (31) para embarcar em sua viagem rumo à Europa. (Foto: Reuters)



Sobre Orçamento e com avisos de que o déficit poderia subir este ano para US$ 1,75 trilhão, 52% dos entrevistados aprovam a forma como o presidente faz a gestão do Orçamento.

A pesquisa foi feita entre 26 e 29 de março com mil adultos.

"A porcentagem dos americanos que dizem que o país está em bom caminho se mantém em 42%, mas é a porcentagem mais alta em cinco anos e representa uma mudança enorme a respeito do ano passado, quando até 90% dos entrevistados opinavam que o país estava em mau rumo", afirmou o jornal.

Segundo outra pesquisa realizada pela firma Opinião Research Corporation para a rede de televisão "CNN", oito em cada dez entrevistados acham que Obama, que hoje inicia sua primeira viagem internacional como presidente, "fará um bom papel como representante dos Estados Unidos". Obama embarcou para uma tour pela Europa nesta terça.

Entre os entrevistados nesta pesquisa de opinião, realizada com 1,019 mil adultos entre 12 e 15 de março, 70% opinam que os governantes de outros países respeitam Obama.

Miss Universo vai a Guantánamo e se diverte!!

31/03/09 - 09h16 - Atualizado em 31/03/09 - 09h28

Dayana Mendonza visita base ao lado da Miss Estados Unidos.
Turismo de modelos pela ilha durou cinco dias.

Do G1, em São Paulo


A Miss Universo 2008 Dayana Mendoza em foto do site oficial do concurso (Foto: Reprodução)

A Miss Universo 2008 fez uma visita de cinco dias a Guantánamo juntamente com a Miss EUA e conforme palavras da modelo em seu blog: “Foi muuuuito divertido”.


A venezuelana Dayana Mendonza foi eleita Miss Universo em julho do ano passado, no Vietnã. Desde então, viaja pelo mundo promovendo a coroa e também os patrocinadores do evento. Sua companheira de viagem para a ilha foi Crystle Stewart.


A base de Guantánamo é onde tropas americanas mantêm presos acusados de terrorismo e onde há acusações de tortura contra os prisioneiros (veja mais no infográfico abaixo).


Reprodução de trecho do blog da Miss Universo 2008 na página oficial do evento (Foto: Reprodução)

“Os rapazes nos mostraram como eles vivem por lá, o barco, como é o trabalho e nos mostraram a ilha. Foi muuuuito divertido”, escreveu Dayana em seu blog, datado em 27 de março. Ela e Crystle desembarcaram em Guantánamo dia 20.

“Vimos os cães militares que fizeram uma linda demonstração de suas habilidades. Todos os rapazes do Exército foram incríveis com a gente”, disse. “Vimos também as celas, onde tomam banho, onde têm os momentos de recreação, aulas de arte. Foi muito interessante.”


Dayana contou ainda que foi com os marines até o ponto onde Guantánamo faz fronteira com Cuba. “A água na baía é tããããão linda. Foi inacreditável. Dava para curtir por pelo menos uma hora. Conhecemos ainda a Rebeca e eu comprei um colar para me lembrar de Guantánamo :)”, escreveu a miss, com direito ao emoticon.


“Eu não queria sair de lá. É um lugar para relaxar, calmo e lindo”, disse ela, finalizando que no meio da semana já estava de volta a Nova York onde fez um ensaio fotográfico para a revista “People” espanhola.

Visitas de celebridades em Guantánamo e outros pontos onde há tropas americanas são comuns e fazem parte de um projeto para animar os soldados que prestam serviço ao país.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Pastor metaleiro troca o Iron Maiden pela palavra de Cristo

30/03/09 - 07h00 - Atualizado em 30/03/09 - 08h24

Fanático pela banda até 2005, Marcos Motolo tem o corpo inteiro tatuado.
Convertido após uma 'visão', ele diz agora que é capaz de fazer milagres.

Diego Assis Do G1, em São Paulo

O autoproclamado fã número 1 do Iron Maiden mora em um sobrado humilde no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Fanático pelos metaleiros desde a década de 1980, Marcos Motolo, 36, diz ter feito 172 tatuagens da banda por todo o corpo e, como se o feito não bastasse para provar sua devoção, ainda registrou o filho de dez anos como Steve Harris em homenagem ao lendário baixista do grupo. Mas, da turnê recente do Maiden pelo país - que se encerra nesta terça com um show em Recife -, Motolo conta que não conseguiu ver nenhum show. Estava ocupado demais pregando a palavra de Cristo como pastor evangélico.

Personagem do documentário "Flight 666", filme oficial da banda britânica de heavy metal que tem estreia nos cinemas prevista para o mês que vem, o pastor metaleiro não renega o seu passado. Em vez disso, tem usado sua história pessoal para "semear no deserto", ou ainda, "levar a palavra de Deus às pessoas que não estão preocupadas com isso".

Editoria de arte G1/G1

Editoria de arte G1

Em um culto evangélico realizado há dez dias, em Suzano, município da Grande São Paulo, vestindo um terno preto que cobria algumas mas não todas as tatuagens, Motolo intercalava com desenvoltura versículos da Bíblia com a promoção de sua participação no documentário internacional. "Será a primeira vez que a palavra de Cristo vai chegar a países como a China ou a Rússia", prometia entre "glórias" e "aleluias" aos fiéis, muitos dos quais provavelmente jamais haviam ouvido falar de Iron Maiden - muito menos da temática demoníaca de muitas das letras da banda.

Convertido há apenas quatro anos, Motolo não vê problemas na mistura do sagrado e do profano. "O interessante é você saber diferenciar cultura de religião. Se a pessoa é evangélica e toca numa banda de rock, ela não precisa parar de tocar. Mesmo que [a banda] fale de Satã. Aquilo é a profissão dela, lá ela é empregada", defendeu o pastor e missionário - termo usado àqueles que não pregam apenas em uma única igreja - em entrevista ao G1 pouco antes do início da pregação.

"Se a pessoa souber curtir o heavy metal ou qualquer coisa, pode ser até funk ou futebol, sem se envolver em coisas que destruam sua saúde, é bom. Os caras do Iron Maiden, por exemplo, são inteligentes. Eles tocam heavy metal, mas quando o show acaba, eles vão tomar um Gatorade ou um suco. É por isso que estão vivos até hoje. Já o Nirvana fez dois anos de sucesso e o vocalista se matou. Por quê? Porque ele não soube diferenciar a vida particular dele da vida em cima do palco", teoriza.

White metal

À primeira vista pode parecer estranho, mas a aproximação entre o rock pesado e os movimentos cristãos não é novidade. Não fosse pelas letras de louvor a Jesus, a banda australiana de white metal Mortification poderia ser facilmente confundida com o Sepultura. No Brasil, há bandas de rock evangélicas como a Oficina G3 e uma igreja dedicada especialmente a acolher tatuados, roqueiros e surfistas convertidos, a Bola de Neve Church. Até o performático Alice Cooper, um dos pioneiros em levar o horror aos palcos, investiu recentemente parte de seu dinheiro na construção de um centro cristão de reabilitação de jovens na cidade de Phoenix, no Arizona.

"A maldição só existe quando você acredita nela", defende Motolo, que entre as marcas no corpo tem inscrições de 666 - "o número da Besta" -, diversas versões do monstro Eddie, o mascote do Iron Maiden, e algumas imagens de guerra e mutilação que fariam arrepiar os cabelos de fiéis mais ortodoxos. "Eu não acredito que nada que eu tenha venha me prejudicar de alguma forma. A Bíblia fala que nenhuma condenação existe quando a pessoa encontra Cristo. Por isso que você vê muito ex-matador, ex-traficante ou ex-roqueiro que vira pastor. Semana retrasada um grande líder dos Carecas do Subúrbio [tradicional gangue paulista de neonazistas] voltou para a igreja", afirma.

Detalhe da capa do disco 'The number of the beast', exemplo do flerte com a temática satânica do Iron Maiden (Foto: Reprodução)

No princípio era o rock

Filho de pais religiosos, o pastor diz que nunca havia lido os evangelhos até a sua conversão, em 2005. Como boa parte dos adolescentes brasileiros apaixonados por música nos anos 80, sua bíblia sagrada de então era a revista "Bizz". Foi lá que leu pela primeira vez nomes como Beatles, Raul Seixas, Blitz, RPM e, claro, Iron Maiden. "Eu era criança, mas acabava enrolando meus pais. A 'Bizz' sempre tinha umas coisas mais leves na capa, mas atrás tinha uma página de venda de camisetas com vários desenhos do Iron Maiden, que me chamavam muita atenção. Para mim, o mais bonito era de um single chamado 'Aces high'. Na frente, tinha o Eddie pilotando um avião todo baleado, dilacerado, e atrás estavam outros Eddies, riscados, que já tinham morrido naquele combate", lembra.

Depois de ler uma entrevista publicada em 1982, Motolo ficou fissurado pela banda. Passou a gastar toda a mesada comprando os discos em vinil do grupo, que ouvia em uma vitrola portátil. "Eu 'tocava' as músicas do Iron Maiden. Pegava o cabo da vassoura e começava a agitar. Hoje o pessoal faz air guitar, eu tocava guitarra com vassoura!", diverte-se.

Pouco depois, fundou um fã-clube chamado Piece of Maiden, que reunia outros fanáticos pela “donzela de ferro” – um dos apelidos pelo qual o Iron Maiden é conhecido. “Ele era completamente alucinado pela banda, uma coisa meio patológica até”, recorda Fernando de Sousa Pinto, ex-editor da revista “Rock Brigade”, uma das primeiras a publicar uma reportagem sobre Motolo. “Também fui fã desde a adolescência, mas nunca imaginei fazer nem 10% do que ele fazia pela banda.”

A idolatria incluía até leituras "satânicas", sempre à procura das referências citadas nas músicas do Maiden, do bruxo Aleister Crowley às obras do escritor de horror HP Lovecraft. "Eu entrava em cemitério de noite, via filme de terror, subia na caixa d'água da escola para ver o Sol nascer. Tudo o que era proibido agradava. Mas eram peraltices que não eram agressivas. Eu preferia entrar no cemitério ou subir em caixa d'água do que colocar uma arma na cintura e sair por aí matando. A gente não agredia ninguém. Se viesse a ter algum mal, seria contra nós mesmos", justifica.

Gravada no peito, a primeira tatuagem foi inspirada na capa do disco 'Piece of mind', de 1983, o favorito do pastor metaleiro. 'Quando mexo o corpo, o Eddie tenta se libertar das correntes', explica. (Foto: Reprodução/G1)

Pele à venda

A primeira tatuagem - o Eddie do disco "Piece of mind", gravado no peito - foi feita em 1999 e, dali em diante, relata Motolo, foram seis anos de sessões diárias até chegar às 172 que diz ter feito no total. A contagem, no entanto, obedece a um método peculiar: cada letra ou objeto diferente riscado no corpo ele considera uma tatuagem.

Motolo conta ainda que chegou a ser contatado por um membro da Yakuza, interessado em comprar a sua pele tatuada por algumas dezenas de milhões dólares. Relatos sobre o mercado de compra e venda de pele ligados à máfia japonesa não são inéditos, mas geralmente são difíceis de se comprovar.

“A gente ouve falar disso, mas estamos falando de máfia. Não acho que ela vá dar o dinheiro e esperar que a pessoa seja metralhada ou encontrada morta e leve o dinheiro deles embora”, opina Roger Vieira, tatuador de São Miguel Paulista que fez a primeira tatuagem em Motolo. “Às vezes aparecem aproveitadores, mas, nos 25 anos em que eu venho trabalhando com tatuagem, nunca conheci ninguém que tenha vendido a pele.”

O pastor, no entanto, sustenta sua versão e diz que estava prestes a fechar o negócio, quando teve a visão que mudaria sua vida para sempre.

"No dia 10 de abril de 2005, eu estava deitado na minha casa, muito preocupado porque eu ia fazer a última tatuagem. Ia tomar uma anestesia e ficar 48 horas desacordado para tatuar embaixo das unhas. De madrugada me faltou sono, e eu tive uma visão em que um homem de fogo apareceu e falou para mim que eu não teria nem fama nem dinheiro, mas que, a partir daquele dia, ele ia me levar para os quatro cantos da Terra e, onde eu colocasse meus pés, as pessoas seriam transformadas pelo poder de Deus", conta."E aconteceu. Desde então, dois mortos com óbito já ressuscitaram, um câncer de 9 cm sumiu de dentro do ventre de uma moça, paralítico anda, cego vê, mudo fala e escuta através do poder da palavra de Deus."

172 – 8 = 164

Convidado pela irmã, também evangélica, para dar seu testemunho na igreja, Motolo se converteu. "Eu nunca tinha lido a Bíblia na minha vida. A partir daquele momento a Bíblia inteira apareceu na minha mente. Eu não leio a Bíblia, nunca li. Eu abro a Bíblia e Deus me revela o que aconteceu na vida de qualquer pessoa ali dentro."

A pele do pastor inclui diversas versões do monstro Eddie, o mascote do Iron Maiden, e até inscrições do número 666. Segundo Motolo, oito delas desapareceram 'por milagre' (Foto: Reprodução/G1)

Mas a lista de milagres que Motolo diz ter experimentado não para por aí. Na mesma profética visão de abril de 2005, o pastor diz ter ouvido de Deus que “seria imortal na Terra até que todas as tatuagens desaparecessem”. “E, por milagre, oito tatuagens já se apagaram do meu corpo. Agora tenho 164”, afirma.

Nesse ritmo, vai viver até quando, pergunta a reportagem? "Com Deus é um mistério. Pode desaparecer tudo num só dia ou pode demorar um pouco mais. Mas elas estão sumindo gradualmente, devagarinho...", insiste.

Desconfiado, o tatuador de Motolo volta a ponderar. “Ele voltou aqui depois que virou pastor. Eu não vi nada apagando, mas se for mal feita, em cinco anos, começa a desparecer uma boa parte mesmo.”

Prova de fé

Ceticismo não é uma novidade na vida do pastor metaleiro. Mesmo entre a comunidade evangélica, ele diz que muitas vezes enfrenta resistência. "Até hoje, de alguma forma, as pessoas me olham com um olho aberto e outro fechado. O pastor Marcos Motolo aceitou Jesus de verdade? Por que ele participa do filme do Iron Maiden? Por que ele dá entrevista sem camisa e mostra as tatuagens? Algumas pessoas talvez não teriam coragem de deixar um novo convertido pregar em grandes conferências. Ficam com medo de acontecer alguma coisa, de eu voltar atrás e de o ministério deles ser envergonhado", reconhece.

Depois de sua conversão, Motolo diz que é capaz de realizar milagres de cura (Foto: Reprodução/G1)

A também envangélica Ana Paula Mota, 37, que descreve Motolo como uma pessoa “sincera” e “tranquila”, crê intensamente na conversão do noivo. Segundo ela, nem os discos de heavy metal fazem mais parte da rotina do ex-maidenmaníaco. “A imagem do Iron Maiden ficou na vida dele por conta de tudo o que ele vivenciou e das tatuagens. São marcas que ficaram e que mostram a modificação do que ele era e do que é agora”, atesta a noiva. “Foi um verdadeiro milagre da parte do Senhor.”