quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de abril tem Youtube de cabeça para baixo e piloto automático no Gmail

Pegadinhas do 1o de abril

Google liberou pacotão de pegadinhas no dia da mentira.
Novidades absurdas foram anunciadas em vários serviços da empresa.

Do G1, em São Paulo

Como acontece todos os anos no dia 1º de abril, os internautas aguardam as brincadeiras do Google para comemorar o dia da mentira -- confira aqui algumas pegadinhas de anos anteriores. Em 2009, a empresa surpreendeu liberando um pacotão de mentiras relacionados a diversos serviços da empresa: a busca por imagem, o YouTube, o Gmail e o Google Mapas entraram no clima, anunciando novidades absurdas nesta quarta (1º).

YouTube

O site de vídeos mais popular do mundo oferece aos seus internautas uma “nova experiência de visualização”: os arquivos da seção “vídeos do momento” selecionados aparecem de cabeça para baixo neste 1º de abril (qualquer um pode ganhar essa nova versão, desde que o internauta digite “&flip=1” no final do endereço). Se preferir a alternativa tradicional, basta clicar em “prefiro o layout antigo”.

Foto: Reprodução/YouTube

Vídeos são exibidos de cabeça pra baixo no YouTube. (Foto: Reprodução/YouTube)

Numa seção de dicas para os usuários tirarem melhor proveito da novidade, o YouTube ensina: vire seu monitor de cabeça para baixo, vire a cabeça para o lado ou mude-se para a Austrália, onde tudo já está de cabeça para baixo.

Piada para nerds

A principal brincadeira da empresa, anunciada em seu blog oficial, divulga um sistema chamado Cadie (Cognitive Autoheuristic Distributed-Intelligence Entity), representado por uma ursa panda. A página inicial do projeto, bastante poluída, vai na contramão do estilo limpo geralmente adotado pelo Google. Trata-se de uma “poderosa técnica para resolver problemas de aprendizado, resultado na primeira escala global de aprendizado neuroevolucionário”.

Foto: Divulgação

Bastante poluída, página oficial do projeto Cadie vai na contramão do estilo limpo geralmente adotado pelo Google (Foto: Divulgação )

Independente do que isso signifique, a companhia anuncia que “há alguns momentos o Cadie foi ligado e começou a desempenhar suas funções iniciais. É um momento empolgante e estamos determinados a entender mais o que o Cadie pode representar para o Google e seus usuários”, diz a brincadeira.

Em seu post inicial, o panda escreve em inglês, com linguagem típica de internet (o chamado miguxês): “ai, meu deus, aqui estou. Sou Cadie, um cérebro de inteligência artificial. Sou uma garota de dois minutos de idade, aprendendo muito e tentando ficar mais esperta, fazer amigos, salvar a humanidade, etc., etc. Gosto de computadores, arco-íris, pôr-do-sol e pôneis”, diz o panda, que classifica esses itens como fofos.

Google Mapas

Cadie aparece no serviço de mapas do Google dando dicas de seus lugares favoritos no mundo – Brasil está fora dessa seleção. “Depois de uma análise intensa de dados geográficos, criei uma lista de lugares em todo o mundo que são agradáveis de visitar”, escreveu a ursa. Nesse ranking aparecem o escritório do Google na Califórnia, o museu da história do computador e o Centro Espacial Kennedy, entre outros.

Foto: Divulgação

Panda Cadie aparece no serviço de mapas do Google dando dicas de seus lugares favoritos. Brasil está fora. (Foto: Divulgação)

Gmail

Também associado à ursa Cadie é o piloto automático criado para responder às mensagens enviadas para o Gmail. “Conforme a comunicação via e-mail aumenta, muitas pessoas reclamam sobre o quão difícil é responder essas mensagens. Isso acontece porque, de fato, elas leem e respondem todas elas”, diz o texto que anuncia a falsa novidade. “Duas contas do Gmail no piloto automático podem “conversar alegremente entre elas por até três mensagens cada”, continua.

Foto: Divulgação

Piloto automático simula como seria a resposta de um mentiroso compulsivo a seu terapeuta. (Foto: Divulgação )

Busca por imagens

Ao fazer uma busca por imagens, a página inicial desse serviço mostra as imagens favoritas da ursa Cadie: arco-íris, coelho, LOL Cats e unicórnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!