sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fifa causa desentendimento no Governo Federal

http://www.radiometropole.com.br/objetos/img_original/2009_10_2311_28_1589028projetofontenova.jpg
Foto: Projeto da nova Fonte Nova.

Entidade exige isenção tributária para mercadorias e serviços, incluindo a renda das bilheterias.

A isenção tributária exigida pela Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 gerou uma briga dentro do governo federal. Os ministérios do Esporte e da Fazenda entraram numa queda de braço por conta da concessão do benefício. Há dois anos, o Brasil assinou um contrato com a entidade se comprometendo a cumprir todas as exigências colocadas.

A briga levou o Palácio do Planalto a atuar como juiz na disputa entre as pastas. O Ministério do Esporte, fiel ao caderno de encargos da Fifa, defende que a isenção ocorra exatamente da maneira que a entidade esportiva exigiu.

A Fifa estabelece como condição para organizar uma Copa do Mundo a garantia de isenção tributária para mercadorias e serviços, incluindo a renda das bilheterias dos estádios onde forem realizados os jogos. A entidade ainda exige que o benefício deva ser ampliado aos patrocinadores e parceiros estrangeiros.

As exigências para o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 cobrem uma série pré-requisitos técnicos, de infra-estrutura e logística a serem apresentados à Fifa. À isenção tributária, somam-se outras obrigações, como a necessidade da realização de reformas em estádios, melhoria da mobilidade urbana e aumento de oferta por parte do setor hoteleiro.

Lucro - Já a Fazenda, preocupada com as receitas que o país pode perder, não queria ceder a todos os pedidos. Por isso, a pasta quis saber o que aconteceu nas copas anteriores. A Receita Federal chegou a fazer um estudo do que aconteceu na Alemanha. Técnicos do órgão viajaram à Europa para saber como os alemães fizeram.

Voltaram com informações conflitantes: o país foi obrigado a ceder a boa parte das exigências. “Eles [os alemães] cederam em alguns pontos, mas não em outros”, afirmou ao site o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara.

Os alemães não abriram mão de cobrar Imposto de Renda na fonte e imposto sobre o consumo. Mesmo assim, a Fifa teve um lucro líquido de 800 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,08 bilhões) na Copa do Mundo de 2006.

A entidade tem, como patrocinadores, multinacionais como Adidas, Coca-Cola, Visa e Sony. Nenhuma delas pagaria imposto, sob o argumento de que nada seria produzido no país sede da Copa.

Os tênis da Adidas usados pelos voluntários, por exemplo, seriam produzidos pelas subsidiárias da empresa no exterior. Os carros da montadora coreana Kia também viriam de fora.

Garantias - As garantias pedidas pela Fifa são relacionadas à permissão de entrada, saída e de trabalho de estrangeiros; a isenção de impostos alfandegários; a isenção tributária; medidas de segurança em operações cambiais e bancárias – conversão de moedas estrangeiras efetuadas por participantes do evento.

A Fifa requer ainda facilidades em procedimentos alfandegários e de imigração e exige direitos comerciais de exploração e proteção aos produtos da entidade, a garantia de execução de hinos nacionais e o hasteamento de bandeiras; de indenizações, e a utilização da infraestrutura de telecomunicações.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

qik – Streaming de video ao vivo pelo BlackBerry

eu gostei tanto desse aplicativo e de sua habilidade incrível, que estou colando o post do blog do malluco, que acompanho diariamente.

Aí vai:


malluco on Qik_1256088137933

Galera, sabe aquele vídeo que você vê ao vivo as transmissões de um determinado local ou evento?

Quem aqui participou do Campus Party que aconteceu ano passado e esse ano em São Paulo? Eu fui apenas um dia e vale a pena. Ano que vem vou de novo :) . Pena não poder ficar todos os dias lá.. mas um dia eu vou. Por falar nisso, faça suas inscrições caso queira participar, acesse www.campus-party.com.br e clique no botão do seu lado direito Cadastre-se. Leia aqui para aprender como se cadastrar.

Voltando ao tópico, então, essa dica o Abade me enviou pelo BlackBerry Messenger hoje e eu já testei na hora, só de curiosidade mesmo. Seu nome é QIK.

Para o download, acesse pelo seu BlackBerry o endereço abaixo:

* http://qik.com/m/dl/brands

Modelos disponíveis:

BlackBerry

* Bold
* Curve 8300
* Curve 8310
* Curve 8320
* Curve 8330
* Curve 8900 (Javelin)
* Pearl 8120
* Pearl 8130

Requerimentos de Sistema:

* BlackBerry (um dos modelos acima) com Wifi e/ou BIS/BES
* Um dos modelos acima porque necessita que grave vídeo, e nem todos os modelos do BlackBerry gravam videos;
* Versão atualizada do SO pelo menos 4.5++
* Ser engraçado;

A parte do ser engraçado foi brincadeira ahaeheah.. alias, é bom, pois assim você faz uns vídeos engraçados e mostra pra gente :)

Características do qik.com:

* Permite gravar vídeos;
* Permite fazer upload dos vídeos gravados, o upload é automático;
* Pode utilizar a rede wireless, para fazer o upload ser mais rápido e economizar no pacote dos dados;
* Permite gravar apenas vídeo sem audio;
* Permite configurar os APNs também, ou seja, se não tem Wifi nem BIS/BES, pode usar sua linha configurada com APN, claro que ai fica mais caro pra você.. beeem mais caro;
* Legal -> Permite você disponibilizar o vídeo na internet para quem você quiser, pode ser privado ou público;
* Legal -> Permite você transmitir vídeo ao vivo de onde estiver pra quem você quiser, e claro, pra quem quiser te ver
* ISSO TUDO VIA BLACKBERRY :)

Vejam algumas imagens :) . Algumas imagens falam mais do que um zilhão de palavras

Capture22_27_40

Aqui é a tela de início, você configura o que quiser e como quiser, coloca público ou privativo, tira o audio ou não.. pode também, compartilhar os vídeos com algumas comunidades, por exemplo:

Capture22_26_45

Compartilha com youtube, twitter, facebook…… e caramba, show de bola em..

Tem a parte de configurações também, você pode configurar como fazer o upload, se perguntar antes, se nao fazer upload ou se fazer upload automatico. Recomendo deixar no automático, isso claro, se você estiver conectado. Também permite você configurar a provacidade de compartilhamento e tal, e principalmente o tipo de conexão que está utilizando no momento, se o próprio wireless (vem configurado automatico caso detecte conectado), também a conta 3G (bis/bes) ou as configurações de APN. E também pode se manter desconectado, veja imagem:

Capture22_28_35

E por fim, um videozinho que eu fiz agorinha e disponibilizei pra vocês.. eu testei hoje pela tarde na minha empresa e em outro PC eu pude ver o vídeo sendo feito ao vivo na hora e compartilhando com mais 3 PCS utilizando em rede.. Achei bacana.

Veja o vídeo:

Iae, gostou? Faça o download agora mesmo.

* http://qik.com/m/dl/brands
* Após download, entre no www.qik.com e faça o cadastro para poder disponibilizar seus vídeos
* Meu perfil é http://www.qik.com/malluco

Acesse direto pelo navegador, escolha o modelo e pimba. Instalação fácil e rápida.

Comente =)

[obrigado ao leitor do BBM, Abade]

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Namorado nerd faz pedido de casamento dentro de 'Super Mario'

20/10/09 - 10h52 - Atualizado em 20/10/09 - 11h00

Jovem alterou fase do game para escrever a proposta.
A garota aceitou o pedido no vídeo que é hit no YouTube.

Do G1, em São Paulo

Fazer um pedido de casamento dentro de um game é o melhor meio de ouvir um “sim” da pessoa amada. Nos Estados Unidos, o americano Brad Smith alterou uma das fases do jogo “Super Mario world”, do Super Nintendo, justamente para fazer a proposta à namorada. Ela aceitou o pedido.

O vídeo apresentado pelo blog Kotaku mostra que Smith inseriu uma barreira na fase, obrigando sua namorada a seguir por um local determinado. Nesse caminho, ele usou as moedas que o herói coleta no jogo para escrever “will you marry me?” ou, “quer se casar comigo”, em português. Ele escondeu uma câmera para gravar a reação da garota.


O vídeo é um sucesso no YouTube, com mais de 160 mil visualizações.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pesquisadores estudam usar pedra artificial no lugar de seixos no AM

Material de argila cozida pode ser usado para fazer concreto.
Região tem poucas pedras para extração, prejudicando construção civil.

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

ara driblar a escassez de pedra britada nas construções de Manaus, um grupo de engenheiros da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está estudando a utilização de argila cozida para fazer concreto. A ideia é substituir os seixos – pedras arredondadas retiradas do fundo dos rios –, cuja extração tem causado destruição ambiental nos igarapés da região.


“As principais capitais do Norte têm dificuldade em conseguir pedra para construção. Elas estão localizadas em uma bacia sedimentar, e não temos muito afloramento de material rochoso”, explica o pesquisador Raimundo Pereira de Vasconcelos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Ufam.

(Foto: Marcelo Terraza/stock.schng)

A brita (pedra quebrada), é o material mais usado para fazer concreto, mas é difícil de ser encontrada na planície amazônica. (Foto: Marcelo Terraza/stock.schng)

(Foto: José Reynaldo da Fonseca/ Wikimedia Commons)

Como alternativa, usa-se muito o seixo, que é retirado do fundo dos rios, mas causa muitos problemas ambientais.

(Foto: Edisley Cabral-Ufam / Divulgação)

Para resolver o problema, pesquisadores inventaram pedras artificiais de argila calcinada (cozida), que é leve e resistente.

Tentando suprir essa demanda, o engenheiro Edisley Cabral, aluno de mestrado de Vasconcelos, inventou pequenos bloquinhos de cerâmica que podem ser usadas como pedra artificial na fabricação do concreto. “Produziu-se um concreto que pode ser usado até para o levantamento de estruturas, por causa de sua resistência”, conta o cientista.

A fabricação da pedra artificial é parecida com a de tijolos. Com argila mole, são feitos pequenos cubinhos, com tamanho entre cinco e 12 milímetros – dimensão semelhante à das pedras retiradas dos rios. Depois disso, o material é levado a fornos de 850 graus, onde são cozidos. O resultado é um material resistente e leve.

Foto: Edisley Cabral-Ufam/Divulgação

Resistência do concreto feito com argila foi testado em laboratório. Agora, pesquisadores tentam reproduzi-lo industrialmente. (Foto: Edisley Cabral-Ufam/Divulgação)

Para que possa ser utilizado comercialmente, o material agora passa por testes em uma indústria de tijolos de Iranduba. “Assim podemos comparar com a pesquisa feita em laboratório”, diz Vasconcelos. “Não acredito que saia mais caro [do que as pedras usadas hoje]. O seixo está ficando cada vez mais caro porque há uma necessidade muito grande, e a extração está sendo feita cada vez mais longe da cidade.”

Impacto ambiental

O pesquisador da Ufam alerta que a extração de argila também é danosa ao meio ambiente, mas em proporção bem inferior à retirada do seixo dos rios.

Para que a fabricação da pedra artificial gere menos impacto ambiental, o engenheiro também conta com a conclusão do gasoduto Urucu-Manaus. A obra permitirá que as olarias substituam a lenha pelo gás natural em seus fornos.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Rio tem a operadora de caixa mais rápida do mundo

19/10/09 - 06h30 - Atualizado em 19/10/09 - 09h25

Rosilda Ferreira entrou no Guinness ao registrar 50 produtos em 1min53s.
Do interior de Pernambuco, supermercado é seu primeiro emprego.

Daniella Clark Do G1, no Rio


Há dois anos e sete meses, Rosilda Ferreira, de 22 anos, trocou o interior de Pernambuco pelo Rio. Em busca do primeiro emprego, acabou conseguindo muito mais do que isso: virou também celebridade. Pelo menos no supermercado em que trabalha, na Zona Sul, onde conquistou o título de operadora de caixa mais rápida do mundo e entrou para o Guinness Book. Ela desbancou uma trabalhadora do Reino Unido ao registrar e empacotar 50 itens em apenas 1minuto e 53 segundos.

“A fama é muito gratificante. Eu não imaginaria estar hoje no Guinness Book. Pela minha origem, para mim é um momento de glória”, diz Rosilda, que pendurou o quadro com o certificado na sala de sua casa em Ramos, no subúrbio da cidade, onde mora com uma tia. “Para quando chegar em casa eu ter o orgulho de dizer: sou recordista mundial”.

O recorde foi batido em 6 de fevereiro, no supermercado Prezunic de Botafogo, e está na edição 2010 do Guinness World Records, lançada no início de outubro. Até então, o feito pertencia ao Reino Unido, onde uma operadora tinha levado 3 minutos e 30 segundos para registrar a mesma quantidade de produtos num supermercado.

Trabalho virou treino

Escolhida por um gerente para tentar a façanha, Rosilda conta que separou os itens e treinou algumas vezes, mas foi no dia a dia que conquistou a habilidade.

“A gente treina diariamente no caixa, porque é um trabalho de rotina. É só estar sempre prestando atenção”, diz ela. “Alguns clientes, antes do Guinness Book, já vinham me elogiando pela capacidade de registrar e empacotar em pouco tempo”.

Sorte de quem fica na fila de seu caixa, como o músico Rodrigo Sabença: “Se todas no mundo fossem iguais a ela não haveria mais fila”, brinca.

Lerdeza, nem pensar

O recorde rendeu ainda a Rosilda uma festa promovida por sua empresa, que a presenteou também com passagens de avião para visitar os pais e os 11 irmãos, em Lagoa do Itaenga, no interior de Pernambuco, onde foi apresentada a todos pela família como “a melhor do mundo”:

“Eles estão muito orgulhosos. Mas acreditam em mim pela minha capacidade. Não como operadora de caixa. Qualquer função que eu exercer, eles sabem que eu vou levar adiante”.

Sua meta agora é fazer uma faculdade de direito, ter uma casa própria e crescer: “Pretendo ter novos desafios na vida. Não parar só aqui, mas ir adiante”.

Seja qual for o novo desafio, ela tem pressa: “Eu não gosto de muita lerdeza não”.

Medalhas de Olimpíada são feitas de placas antigas de computador

Seguindo a onda de medalhas ou troféus reciclados. O GP do Brasil já fez isso, com o troféu feito a partir da reciclagem do lixo do próprio circuito.(andré)

Peças são gravadas a laser e terão formato único.

Serão produzidas mais de mil medalhas com circuitos reciclados.

19/10/09 - 11h07 - Atualizado em 19/10/09 - 11h11

Do G1, em São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno serão feitas de circuitos de computador. (Foto: Divulgação)

Os campeões dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que serão realizados em fevereiro do próximo ano na cidade de Vancouver, no Canadá, não serão agraciados com ouro, prata e bronze como de costume. Em vez disso, eles pendurarão um material muito mais tecnológico em seus pescoços: placas de circuitos de computador derretidas e recicladas.


Na realidade, o trabalho de reciclagem coleta os metais ouro, prata e bronze dos circuitos reciclados de computadores antigos para produzir as medalhas. Os detalhes são gravados a laser e cada corte é único, fazendo com que cada peça seja diferente da outra. Ainda, elas terão desenhos e ondulações que remetem à história e ao relevo de Vancouver.


Ao todo, serão produzidas 615 medalhas para os Jogos Olímpicos e 399 para os Jogos Paraolímpicos com o material.