sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Volkswagen planeja levantar até 10 bilhões de euros de acionistas

Valor será usado para fazer novas aquisições e a fusão com a Porsche.
Marca alemã quer expandir seu grupo de marcas de 9% para 12%.

Do G1, com informações da Reuters

16/10/09 - 09h34 - Atualizado em 16/10/09 - 09h34

Volkswagen e Porsche retomam conversas para fusão (Foto: Divulgação)

A Volkswagen divulgou nesta sexta-feira (16) planos de levantar até 10 bilhões de euros (14,9 bilhões de dólares) de acionistas, o que analistas disseram que será suficiente para fazer novas aquisições, bem como uma fusão com a Porsche.

A montadora está envolvida em um processo de integração com a Porsche até 2011, e ambas as companhias tomaram várias medidas para fortalecer seus balanços.

A VW, cujo valor de mercado é de 43 bilhões de euros, informou que buscará autorização em dezembro para emitir até 135 milhões de novas ações preferenciais até dezembro de 2014, das quais uma grande parcela pode adentrar o mercado até a metade de 2010.

Com base no atual preço das ações preferenciais da VW, a iniciativa pode captar 10 bilhões de euros. Assumindo um desconto de 20% sobre o atual preço, a emissão deve gerar 8 bilhões de euros, disseram analistas do Credit Suisse.

A notícia sobre o plano de emissão de novas ações, cuja escala surpreendeu alguns observadores do mercado, surgem na sequência de comentários feitos pelo presidente do conselho da VW no mês passado. Ele afirmou que a maior montadora da Europa - que assumiu uma fatia do mercado global de 11,7 % em setembro - pode expandir seu grupo de marcas de 9% para 12%.

A fabricante alemã também busca ampliar sua participação como fabricante de caminhões com a recente aquisição das ações remanescentes da alemã MAN AG, afirmou um analista.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nada se cria, tudo se transforma na Assembleia da Bahia

Fonte: Arivaldo Silva e Lenilde Pacheco - Portal da Metrópole | 15/10/2009 08h23 | Política

Deputado baiano reproduziu projeto de lei do Rio Grande do Sul; clique na imagem para ver.

Nada se cria, tudo se transforma na Assembleia da Bahia

As páginas do Diário Oficial do Rio Grande do Sul (dia 23 de março de 2009) e Diário Oficial da Bahia (09 de outubro de 2009) revelam mais que a cópia de um projeto. As páginas da imprensa oficial demonstram como pode funcionar, na prática, uma casa legislativa, onde imperam as certezas de que não devemos reinventar a roda; nada se cria, tudo se transforma.

O projeto de lei número 35/2009, do deputado José Sperotto (DEM), publicado pelo D.O. gaúcho, foi reproduzido na íntegra pelo deputado baiano Misael Neto (DEM), sob o número 18.296/2009, com o objetivo de exigir que os fabricantes de produtos de informática atuem no recolhimento e reciclagem das baterias de celular, por exemplo.

Não houve sequer mera revisão do texto do projeto de lei. Por isso, o Diário Oficial da Bahia publicou o projeto, indicando que que "as empresas produtoras de equipamentos de informática instaladas no Estado do Rio Grande do Sul", ficam obrigadas a ...

Ao comentar o assunto, para o Portal da Metrópole, o deputado Misael Neto (DEM) disse que é natural a utilização de leis de outros estados. "O parlamentar deve sempre propor projetos de utilidade pública. Para isso nós buscamos pesquisar em Assembleias pelo País. Este projeto já é lei no Paraná", tentou argumentar Misael Neto.

Líder do Democratas na Assembleia da Bahia, Misael Neto informou que a lei foi aprovada no Paraná e vigora desde julho de 2008. Afirmou ainda que vai retirar o projeto para ajustes e reapresentação posterior.

Clique na imagem acima para ler a cópia proposta pelo deputado baiano e
compare com o projeto de lei da Assembleia gaúcha (abaixo):



Rodovias baianas vão receber 84 radares a partir de março

Projeto do Dnit é implantar 2.696 equipamentos nas rodovias federais de todo o Brasil

Fonte: Tiago Nunes - Portal da Metrópole | 15/10/2009 09h16 | Bahia

Rodovias baianas vão receber 84 radares a partir de março

As rodovias federais que cortam a Bahia devem receber 84 novos radares de velocidade a partir de março de 2010. A implantação dos equipamentos faz parte do planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que pretender instalar, em cinco anos, 2.696 equipamentos em todo o País, com um investimento de R$ 1,4 bilhão.

Os 84 radares no Estado estarão divididos em 37 lombadas eletrônicas (também conhecidas como barreiras eletrônicas, mostram a velocidade para o motorista no momento da infração), 44 radares fixos (aparelho em postes) e 3 controles de avanço de sinal vermelho (aparelho usado em trechos urbanos). No Brasil, de acordo com edital do Ministério dos Transportes, serão instalados 1.138 lombadas eletrônicas, 1.106 radares fixos e 452 controladores de avanço de sinal vermelho.

O controle nas estradas federais não é feito desde 2007, quando foi encerrado o contrato com o consórcio que prestava o serviço. A renovação não pôde ser feita por impedimento legal e as duas licitações abertas posteriormente foram canceladas por questionamentos dos próprios concorrentes.

DISTRIBUIÇÃO DOS RADARES NA BAHIA





Foto: Dnit


*Com informações do G1

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Garoto de dois anos tem QI igual ao de Einstein

Testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley tem quociente de inteligência de apenas 2% da população.

Da BBC

Foto: Parceiros/BBC Brasil
Parceiros/BBC Brasil
Oscar Wrigley tem coeficiente de inteligência de apenas 2% da população (Foto: Parceiros/BBC Brasil)

Um garoto de dois anos e cinco meses, morador de Reading, a 40km de Londres, obteve em um teste de QI (quociente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking.

Os testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley faz parte dos 2% da população com QI mais alto.

Com isso, Wrigley se tornou o mais jovem garoto a fazer parte da Mensa, a sociedade que reúne pessoas com QI alto.

O membro mais jovem da Mensa é a garota Elise Tan Roberts, de Edmonton, no norte de Londres, aceita no início deste ano à idade de dois anos e quatro meses.

Joe Wrigley, o pai do garoto, disse à BBC que através da Mensa espera poder encontrar outros pais de crianças com QI alto que os "ajudem" com a criação do filho.

Por ora, ele afirmou, o menino - que é muito jovem para frequentar a escola - será educado em casa.

A mãe de Oscar, Hannah, disse que, no início, pensou que seu filho era apenas "uma criança muito inteligente", mas que, aos 18 meses, o garoto já se sobressaía.

"Aos 18 meses eles devem conhecer por volta de 20 palavras. Nós começamos a fazer uma lista e paramos no número 600. Eram resmas e resmas de papel", disse.