Valor será usado para fazer novas aquisições e a fusão com a Porsche.
Marca alemã quer expandir seu grupo de marcas de 9% para 12%.
Do G1, com informações da Reuters
16/10/09 - 09h34 - Atualizado em 16/10/09 - 09h34
Volkswagen e Porsche retomam conversas para fusão (Foto: Divulgação)
A Volkswagen divulgou nesta sexta-feira (16) planos de levantar até 10 bilhões de euros (14,9 bilhões de dólares) de acionistas, o que analistas disseram que será suficiente para fazer novas aquisições, bem como uma fusão com a Porsche.
A montadora está envolvida em um processo de integração com a Porsche até 2011, e ambas as companhias tomaram várias medidas para fortalecer seus balanços.
A VW, cujo valor de mercado é de 43 bilhões de euros, informou que buscará autorização em dezembro para emitir até 135 milhões de novas ações preferenciais até dezembro de 2014, das quais uma grande parcela pode adentrar o mercado até a metade de 2010.
Com base no atual preço das ações preferenciais da VW, a iniciativa pode captar 10 bilhões de euros. Assumindo um desconto de 20% sobre o atual preço, a emissão deve gerar 8 bilhões de euros, disseram analistas do Credit Suisse.
A fabricante alemã também busca ampliar sua participação como fabricante de caminhões com a recente aquisição das ações remanescentes da alemã MAN AG, afirmou um analista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos lá, fale!