quarta-feira, 15 de abril de 2009

Enem dará acesso a 1.300 na Universidade Federal da Bahia

Redação CORREIO

Pelo menos 1.300 estudantes deixarão de fazer o próximo vestibular, para ingressar na Universidade Federal da Bahia (Ufba) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na fase inicial, a substituição do método de seleção atingirá apenas os candidatos aos bacharelados interdisciplinares.

O anúncio foi feito ontem pelo reitor Naomar Almeida,após coletiva de imprensa com o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Helinton Tavares, que veio à Bahia esclarecer ao Conselho Universitário (Consuni) como será o novo Enem.

“Para os demais cursos não vamos propor para este ano por questão de tempo”, informou o reitor, ressaltando que o ingresso nas vagas do bacharelado pelo Enemjá está aprovado pelo Consuni desde 2006. Os bacharelados estão divididos em quatro áreas: artes, humanidades,ciência e tecnologia e saúde.

Com a mudança, o método de avaliação que deve servir, a partir deste ano, de passaporte de entrada também para universidades federais,terá a prova ampliada de 63 para 200 questões.

As instituições poderão optar pelo uso integral ou parcial do Enem. “Esperamos ter, no prazo de 15 dias, as definições de quemirá participar e quais os critérios que adotarão”, afirmou o diretor do Inep.

Além do aumento no número de questões, o exame unificado também muda o foco,passando a enfatizar o saber escolar. “Antes priorizávamos a vivência. Agora, faremos um equilíbrio entre o conhecimento de vida e o saber escolar”, explicou Tavares.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro e o resultado da parte objetiva, disponibilizado no dia 4 de dezembro para as instituições de ensino superior. A previsão é de que até 8 de janeiro seja divulgado o resultado integral.

A implementação do vestibular unificado vai possibilitar que, através do Enem, estudantes concorram a vagas em cinco diferentes cursos ou instituições.

(Notícia publicada na edição impressa de 15/04/2009 do CORREIO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!