quarta-feira, 15 de abril de 2009

Caetano Veloso diz que está velho e lança novo álbum

Redação CORREIO

O cantor e compositor Caetano Veloso não tem medo da velhice. O baiano lançou um novo disco à frente de uma banda jovem, em que o membro mais velho tem metade de sua idade. 'É uma constatação, sou velho', disse Caê que está com 66 anos ao apresentar o novo álbum 'Zii e Zie'.

'Todo mundo sabe que meu cabelo está quase todo branco', brincou Caetano na noite desta terça-feira (14) durante o lançamento de sua nova obra, lançada três anos depois do disco 'Cê', que marcou seu reencontro com o rock.

O resultado do encontro entre os 'novos' e o 'velho' está nas 13 faixas de 'Zii e zie' que têm como principal inspiração a paisagem chuvosa do Rio de Janeiro que marcou grande parte de 2008, quando as canções foram criadas. 'As idades são diferentes, mas os interesses são os mesmos. No estúdio, a gente não teve momentos de incompreensão, foi uma situação límpida de comunicação', conta o cantor que trabalho com a banda composta por Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado.

'Estava chovendo muito e achei aquilo muito bonito', disse o músico, que, porém, confessa estar 'morrendo de saudades' de São Paulo. 'Hoje eu faria qualquer coisa para passar um mês inteiro lá', afirmou.

Quanto ao título do novo disco, Caetano disse que queria fazer referência ao cotidiano das cidades brasileiras, já que 'Zii e zie' significa tios e tias em italiano. 'É o que todos nós somos quando paramos no sinal de trânsito, tios e tias, é como os meninos nos chamam', disse o cantor.

'Na verdade, eu queria que o título fosse meio absurdo, meio ininteligível à primeira vista', completou. Com o lançamento do álbum, Caetano colocou fim ao seu blog, Obra em progresso, onde mostrou em primeira mão as novas canções e trocou informações com fãs durante os últimos meses.

'Agora o blog acabou, ele já cumpriu sua função, terminou virando um botequim virtual', disse o cantor, que afirma ter se adaptado muito bem a essa nova tecnologia, mas ainda não se rendeu aos telefones celulares.

'Talvez eu ceda, talvez', disse rindo. Caetano Veloso também apontou como fonte de inspiração de 'Zii e zie' a realidade política brasileira, principalmente os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, os quais o cantor descreveu como 'paraíso' e 'sonho que parecia irrealizável'.

Mas Caetano também citou a 'tristeza mitigada' de enfrentar os problemas sociais do país. 'A gente sabe que tem uma vida triste. Ainda estamos com esse mapa sinistro, em que o sistema latifundiário se manteve e a distribuição de renda é obscena', disse. 'Mas o Brasil está andando, o Obama até disse que o Lula é bonito', brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!