quarta-feira, 22 de abril de 2009

Salvador em estado de emergência

A TARDE

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), decretou nesta quarta(22) situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos dias, causando a morte de uma criança e colocando sob ameaça cerca de 800 mil pessoas que vivem em mais de 400 áreas de risco. De acordo com a prefeitura, o decreto será publicado na edição de amanhã(23) do Diário Oficial do município e o prefeito solicitou ao governador em exercício, Edmundo Pereira, audiência para pleitear o reconhecimento pelo Estado da situação de emergência na cidade."Temos uma situação de gravidade, já com uma vítima, e a nossa decisão é sempre a de tomar atitudes imediatas, cumprindo com a nossa responsabilidade para resguardar a segurança da cidade e da nossa população", justificou o prefeito. O reconhecimento da situação de emergência permite à prefeitura maior facilidade para a alocação de recursos orçamentários que serão destinados ao combate dos efeitos das chuvas, além da contratação em caráter excepcional, sem licitação, de pessoal, máquinas e o custeio de demais despesas necessárias às ações emergenciais.

MAIS INFORMAÇÕES.

Estragos:
As chuvas provocaram o desabamento de um casarão...


...e a queda de árvores em Salvador (BA)


Mais de 18 famílias cadastradas pela Defesa Civil estão desabrigadas ou desalojadas. Segundo a assistente social da Secretaria de Serviço Social, Sarita Alves, a prefeitura vai "ajudar todos até resolver a situação". Além dos abrigos provisórios, a prefeitura disponibiliza, por três meses, um vale de R$ 100 em forma de auxílio-aluguel. Na segunda-feira, quatro imóveis desabaram. Um deles, um casarão localizado na Cidade Baixa. Ninguém morava do prédio, mas o garoto Jeffrey Costa contou que estava nas imediações quando viu as paredes do casarão começarem a cair. "Por pouco não fui atingido, eu ia passando por perto na hora. Foi rápido, de repente caiu tudo", contou.
Comerciantes da região disseram que não houve uma tragédia em razão do feriado, quando o movimento cai na região. "Se fosse outro dia, pessoas poderiam ter morrido", disse Alberto Góes, que trabalha nas proximidades.

3 comentários:

  1. Rapaz, que porra é essa, Deco? Tá barril a nossa cidade. ÁGUA mesmo.

    ResponderExcluir
  2. NESSA TERÇ-FERIA PERCEBIR QUE A NOSSA CIDADE E DE VERÃO E QUE NÃO TERMOS ESTRUTURA PARA AQUENTAR A CHUVA QUE ESTA CAINO EM SALVADOR.PRECISAMOS AJUDAR O NOSSO PREFEITO A SALVAR SALVADOR NÃO VAMOS JULGA NINGUEM POR ESSA SITUAÇÃO E SIM AJUDAR A RESOLVER.

    ResponderExcluir
  3. NUNCA VIR SALVADOR DESSE JEITO COM TANTAS RUAS ALAGADAS COM TANTO DESABAMENTO E TANTAS MORTES,FICO MUITO TRISTE AO PERCEBER QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO. VAMOS SALVAR SALVADOR MEU POLVO E COLOCAR A MÃO NA MASSA PARA AJUDAR A QUE ESTA PRECISANO DE AJUDA NESSE MOMENTO NÃO VAMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS.VAMOS AJUDAR MEU POLVO

    ResponderExcluir

Vamos lá, fale!