sexta-feira, 24 de abril de 2009

Agricultor de GO cria máquinas a partir de sucata

Produtor desenvolve atualmente carro movido a ar comprimido.

Inventos funcionam movidos por roda d'água.

Do G1, com informações do Globo Rural

Um agricultor do sul de Goiás aproveita sucata para criar máquinas que ajudam no trabalho do campo. As ideias começaram a partir de uma roda d’água. Há oito anos, Luís Pereira Ribeiro descobriu que a roda poderia originar uma série de máquinas que poderiam mudar sua rotina.

As invenções começaram quando Ribeiro precisou aumentar a renda da família, para manter a faculdade da filha. A partir da estrutura da roda d’água, montada com sucatas, o produtor desenvolveu um forno giratório para torrar farinha de mandioca.

A criatividade, entretanto, não parou por aí. O agricultor também desenvolveu um sistema composto por uma bicicleta velha, engrenagens e pedaços de antena de televisão para regar suas plantações. A força para mover as engrenagens vem da roda d’água. “Todos os equipamentos de loja são caros e isto não cabia no meu orçamento”, diz Ribeiro.

Há três anos, o produtor desenvolve um novo equipamento – um carro movido a ar comprimido, que, segundo ele, além de ser ecologicamente correto, não terá custos e poderá ajuda nos trabalhos do campo.

O carro, chamado de Próton, ainda está em fase de teste. Garrafas plásticas servem como tanque para o ar comprimido. O combustível também é obtido a partir da força da roda d’água, a qual movimenta o compressor que preenche as garrafas com ar.

O sonho de ver o carro funcionando ainda não tem data para se realizar, mas o agricultor já sabe qual será o destino de suas invenções. “A partir deste carro, quero desenvolver máquinas que utilizem energia natural para substituir o trabalho sofrido do homem do campo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!