12 de março de 2010
Por Rafael Sbarai e Renata Honorato
Às 18h02 (horário de Brasília) do dia 21 de março de 2006, nascia um dos maiores fenômenos tecnológicos e culturais da web. Curiosamente, o Twitter não surgiu para se tornar uma ferramenta popular. Nascido twittr (nome inspirado no site de compartilhamento de imagens Flickr), ele foi criado por Jack Dorsey (programador de software), Evan Williams (fundador do Blogger) e Biz Stone (outro homem por trás do Blogger) como um projeto paralelo de uma empresa de podcasting, a Odeo: a ideia era usar a ferramenta de microblog de 140 caracteres para promover a troca de mensagens de texto no âmbito empresarial. O modelo era o SMS - o torpedo de celulares. Foi muito além. Confira infográfico com números, histórias e depoimentos sobre o serviço.
Em abril de 2007, o Twitter se tornou uma empresa independente. No mesmo ano, começava a febre. Durante o festival de música e cinema para novos talentos South by Southwest, no Texas, a ferramenta faturou o prêmio Web Award - concedido pelos organizadores do SXSW. Na passagem do festival, o número de mensagens - os agora famosos tweets - postadas por usuários saltou de 20.000 para 60.000 ao dia. Em fevereiro de 2010, às vesperas de completar quatro anos, a marca bateu em 50 milhões de mensagem/dia.
Em tão pouco tempo, o Twitter se tornou um espaço de diversão, autopromoção, informação - e, especialmente, compartilhamento. Mais de 75 milhões de pessoas o utilizam em todo o planeta - e com as mais variadas intenções. As celebridades, por exemplo, adoram "segredar" ali o que fazem na intimidade. Mas é um erro deduzir daí que a ferramenta seja dispensável. Em junho, diante da escalada da repressão pelo governo local, os iranianos enviaram ao mundo mensagens de 140 caracteres para revelar um cenário de terror e opressão.
No Brasil, o cenário é animador. Há mais de 10 milhões de usuários, e espera-se para breve o lançamento da versão da ferramenta em português - o que deve atrair ainda mais gente. Confira a seguir um raio-x do tema, com números, fatos, depoimentos de famosos sobre a ferramenta e entrevistas com Vitor Lourenço, único brasileira que trabalha no Twitter, e o jornalista William Bonner - um declarado aficionado no recurso.
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