sexta-feira, 19 de março de 2010

Jogo no Orkut ensina a 'exterminar' focos do mosquito da dengue

Redação CORREIO | Foto: Reprodução

O governo de Minas Gerais criou um jogo no Orkut para alertar para os cuidados no combate à dengue. Em 'Dengue Ville', que pode ser jogado por qualquer usuário da rede social que adicionar o aplicativo ao perfil, o objetivo é realizar ações que irão prevenir a dengue em uma cidade virtual.

O usuário pode escolher um entre quatro avatares e oito cenários (casa, quintal, interior da casa, rua, lote vago, praça, prédio comercial e parque). Para jogar, basta passar o mouse sobre os objetos com água para descobrir quais podem ser clicados.


Jogo no Orkut ensina a 'exterminar' o mosquito da dengue

No primeiro nível, por exemplo, é preciso cuidar de pneus, garrafas e a vasilha dos animais. Tarefas mais “complicadas”, como tirar água da calha e distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença, ficam disponíveis em níveis mais avançados. De iniciante, o jogador passa por recruta da saúde, caçador de focos da doença, herói do bairro até o exterminador da dengue. Caso fique muitos dias sem jogar, o avatar aparecerá amarelado, “doente” de dengue. Para continuar a partida, é necessário ir até a unidade de saúde.

Inspirado em jogos como o “Farmville”, do Facebook, e o “Colheita feliz”, do Orkut, “Dengue Ville” tem aspectos semelhantes. Depois da primeira vez em que o usuário vira as garrafas, por exemplo, ele é avisado que precisa repetir a ação em meia hora.

Ao terminar as tarefas, surgem mensagens na tela. “Muito bem. Não deixe nenhum vasilhame sem tampa a céu aberto. Vire a boca para baixo e, de preferência, encaminhe o que for lixo para a coleta pública”.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Minas, o jogo quer mostrar para crianças e adultos a importância das pequenas atitudes na prevenção da doença.

“Uma pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz mostrou que mais de 90% das pessoas sabem como evitar o mosquito, mas uma porcentagem muito pequena tinha o hábito de colocar essas medidas em prática. O que se conclui é que as campanhas educativas não têm funcionado”, afirma o secretário Antônio Jorge de Souza Marques.

A secretaria também usa o Twitter na campanha contra a dengue na internet, com os perfis @denguemosquito e @matadordadengue. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!