quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mexicanos da capital estão assustados com a gripe suína

Enviados mostram clima da Cidade do México, afetada pela epidemia.
Faltam informação na chegada e máscaras cirúrgicas, relatam eles.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Os enviados da TV Globo Rodrigo Boccardi e Luis Claudio Azevedo chegaram na noite de terça-feira (28) à Cidade do México, afetada por uma epidemia de gripe suína que já matou ao menos 7 pessoas no país, uma nos EUA e teve casos registrados em 11 países.

Eles relataram falta de informação das autoridades sobre a doença na chegada, além da dificuldade de encontrar máscaras cirúrgicas para evitar o contágio.

Visite o site do Bom Dia Brasil

Já na sala de embarque em Nova York, era possível ver os efeitos da doença. Em um voo com capacidade para 100 passageiros, havia apenas 25. Segundo a tripulação, em outros tempos o avião estaria cheio.

Uma mexicana que voltava para casa após um ano fora disse que estava com um pouco de medo e esperava que sua família trouxesse uma máscara cirúrgica para protegê-la do risco de contágio.

As máscaras estão nos rostos de praticamente todas as pessoas. Os funcionários públicos são obrigados a usá-las noite e dia.

Na Zona Rosa, ponto turístico e boêmio da Cidade do México, o movimento caiu bastante depois das restrições decididas pela prefeitura.

Os comerciantes reclamam que o movimento caiu 70% depois da proibição de servir refeições ao público. Agora, só comida para levar para casa.

O governo do México lembra a cada esquina: lavem as mãos, usem máscaras. A precaução é o melhor remédio contra a gripe suína. E as autoridades dizem que a disseminação tem evitado que a doença se propague mais.

Leia também: Governo do México nega lentidão na resposta ao surto

Um comentário:

Vamos lá, fale!