segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comunidade judaica protesta em SP contra vinda de líder iraniano ao Brasil

Manifestação também lembrou as vítimas do holocausto.
Mahmoud Ahmadinejad virá ao Brasil no início de maio.

Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News

Uma marcha pela paz reuniu centenas de pessoas da comunidade judaica na manhã deste domingo (26) na Zona Oeste de São Paulo. A manifestação foi organizada para protestar contra a intolerância, lembrar as vítimas do holocausto e reclamar da vinda ao Brasil do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, prevista para o inicio de maio.

“Trazer um presidente que prega a destruição do Estado de Israel, que nega o holocausto, é atentar contra a nossa inteligência”, disse o publicitário Leandro Spett.

Vestidos de branco, os manifestantes caminharam silenciosamente por cerca de dois quilômetros. Ao chegar ao Cemitério Israelita do Butantã, eles entoaram canções judaicas.

Estavam presentes lideres comunitários, religiosos, alunos e professores de escolas judaicas e sobreviventes do holocausto. O evento é inspirado na Marcha da Vida Mundial, que acontece todos os anos na Polônia, nesta mesma época do ano. No protesto, os manifestantes fazem o mesmo percurso realizado pelos judeus até as câmaras de extermínio.

“Nós lembramos as vítimas do holocausto, as vítimas da barbárie nazista, todos aqueles que sobreviveram. É um momento importante porque a juventude está presente, a juventude absorve o que foi essa história para que ela nunca mais se repita”, explicou o presidente executivo da Federação Israelita Paulista, Ricardo Berkiesnsztat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!