segunda-feira, 5 de abril de 2010

Terceira etapa da vacinação contra gripe H1N1 começa hoje

As pessoas que ainda não se vacinaram podem se vacinar mesmo fora do período estabelecido
Fonte: Raphael Carneiro - Portal da Metrópole | 05/04/2010 08h57 | Brasil

Terceira etapa da vacinação contra gripe H1N1 começa hoje
Terceira etapa da vacinação contra gripe H1N1 começa hoje - As pessoas que ainda não se vacinaram podem se vacinar mesmo fora do período estabelecido
A terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) começa nesta segunda-feira (5). Desta vez, podem se vacinar adultos de 20 a 29 anos. A segunda etapa, com vacinação para crianças menores de dois anos deveria terminar nesta sexta-feira (2). No entanto, como hoje (1º) é ponto facultativo nos órgãos públicos e amanhã é feriado, o término foi antecipado. Mas, as pessoas que ainda não se vacinaram (trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, com exceção dos idosos a partir dos 60 anos) podem se vacinar mesmo fora do período estabelecido.

Com esta nova etapa, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, no estado, a meta é imunizar 2.880.743 pessoas dentro dessa faixa etária. Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que, na Bahia, 50.846 crianças, 22.574 gestantes, 36.642 portadores de doenças crônicas, 129.236 trabalhadores de saúde e 10.599 indígenas aldeados já foram imunizados. Este ano, na Bahia, não foram notificados casos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já circula em 209 países.

Confira as etapas:

2ª Etapa (22 de março a 2 de abril) - serão vacinados gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre 6 meses e menos de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias).

3ª Etapa (5 a 23 de abril) - vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.

4ª Etapa (24 de abril a 7 de maio) - vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos de idade.

5ª Etapa (10 a 21 de maio) - será vacinada a população adulta de 30 a 39 anos.

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Os pais devem levar o cartão de vacinação dos bebês. A meta do ministério é imunizar 80% do grupo da segunda etapa.

Segundo o ministério, grávidas em qualquer período de gestação podem receber a vacina. As crianças de 6 meses a 2 anos vão receber uma dose dividida em duas vezes, sendo que a segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.

Confira abaixo a lista de doenças crônicas incluídas na vacinação:

- obesidade grau 3 ou antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);

- doenças respiratórias crônicas desde a infância (como fibrose cística, displasia broncopulmonar);

- asmáticos (formas graves);

- doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;

- doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória;

- imunodeprimidos (como pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

- diabetes mellitus;

- doença hepática;

- doença renal (como insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

- doença hematológica;

- pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (como doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

- portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

- portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!