terça-feira, 9 de março de 2010

Assembleia Legislativa cria CPI do Metrô para investigar irregularidades

Luana Rocha | Redação CORREIO | Foto: Evandro Veiga

A Assembleia Legislativa aprovou ontem (08) o requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades envolvendo a construção do metrô de Salvador. O pedido foi feito pelo deputado estadual Elmar Nascimento (PR).

Mesmo com os recursos do metrô sendo administrados pela prefeitura de Salvador, Elmar justificou a iniciativa pela ausência de uma investigação para a obra. “Tomei a frente porque não existia nenhuma investigação sobre esse assunto, que é muito necessário. Quem sabe depois a Câmara Municipal também ajude”, disse.


O metrô começou a ser construído em 1997

Agora, os líderes partidários terão três dias para indicar os membros da CPI. A comissão será formada por quatro deputados da base do governo, dois da oposição, um do PR e outro do PMDB.

O metrô começou a ser construído em 1997. Quando a primeira ordem de serviço foi emitida, pela Companhia de Transportes de Salvador (CTS), em dezembro de 1999, o metrô estava orçado em R$325 milhões e tinha prazo para ter os dois trechos (Lapa-Acesso Norte e Acesso Norte-Pirajá) concluídos em 40 meses.

Hoje, esse valor já ultrapassa R$1 bilhão para construção apenas de um trecho. Porém, nemassim os trens começaram a circular. O último prazo dado pela prefeitura indicava que até outubro passado a parte civil da obra estaria concluída, o que não aconteceu.

O Tribunal de Contas da União (TCU) temapontado uma série de irregularidades na construção. Por conta disso, o TCU determinou a retenção do repasse de verbas, o que fez com que a conclusão da obra atrasasse ainda mais.

(Notícia publicada na edição impressa de 09/03/2010 do CORREIO)

Um comentário:

  1. Michelângelo

    O ministerio Público de São Paulo já apontou as empresas paulistas como desviadoras e superfaturadoras.Pra que mais CPI pra inocentar os culpados.As empresas finnciam as campanhas do políticos de rabo preso.é Isso que chamamos de CPI?

    ResponderExcluir

Vamos lá, fale!