segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Espicha Verão

Palco da Barra terá Buena Vista Social Club e Gal Costa

http://www.radiometropole.com.br/objetos/img_original/2010_02_1722_47_2632641espichaveraoseturritabarreto.jpg
Foto: Rita Barreto/Setur

O Projeto Espicha Verão chega este ano à sua terceira edição. A programação, que acontece todos os anos logo após o carnaval e segue até o início do mês de março, oferece uma série de shows, durante três finais de semana, num palco flutuante no Porto da Barra. Além das atrações musicais, o projeto conta com atividades esportivas e exposição de artistas plásticos, além de representantes da cultura popular.

Para este ano, são esperados os cubanos do Buena Vista Social Club e Gal Costa. Os eventos vão do dia 27 de fevereiro a 13 de março com os seguintes temas: o do primeiro fim de semana será a Tropicália; o do segundo, as mulheres; e o do terceiro, a bossa nova e o etnólogo e fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger. A festa deve terminar com o Buena Vista Social Club.

A programação musical que acontece no Porto da Barra recebe o nome de Praia 24 Horas e reveza-se entre o palco flutuante, no mar da Baía de Todos os Santos, e o palco terrestre, localizado no Marco do Descobrimento do Porto da Barra. Também são realizadas, nos fortes de Santa Maria e de Santo Antônio, feiras de artesanato e de gastronomia, mostra de teatro itinerante, músicas ao vivo, exposições de artes plásticas, desfile de moda afro, mostra de filmes, concursos de esculturas na areia e de fotografia, além de campanhas de conscientização, como a Praia Limpa.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), em 2009 o evento apresentou mais de 30 horas de música, 12 grupos de cultura popular e mais de 30 artistas plásticos. No primeiro ano, a cantora Gal Costa foi a atração principal e ainda contou com a presença de artistas como Tom Zé. Segundo estimativa da Polícia Militar aproximadamente 150 mil pessoas estiveram no Porto da Barra durante o projeto.

Os agitos no Porto da Barra incluem ainda a Praça das Artes, onde artistas baianos pintam quadros temáticos; uma feira de artesanato; um espaço de convivência com penteados afro e outras atividades; o cinema livre da Petrobras e os passeios de barco ao redor do palco flutuante.

Infra-estrutura - O evento conta com apoio de 30 órgãos dos governos estadual e municipal. Em parceria com o Sebrae, os órgãos estaduais de turismo promovem ações junto aos comerciantes locais, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos turistas e transformando o Porto da Barra numa grande área de entretenimento e lazer.

Em 2009, um efetivo de 200 policiais militares estiveram presentes no Praia 24 Horas. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também estará presente com policiais civis no local. Um posto de saúde também funcionará com profissionais de plantão.

Em anos anteriores, a prefeitura de Salvador atuou com o ordenamento e fiscalização do trânsito (Transalvador), iluminação pública, c cadastramento dos ambulantes, instalação de sanitários químicos e organização do comércio informal.

Fonte: Arivaldo Silva - Portal da Metrópole

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!