terça-feira, 27 de outubro de 2009

Obras de Auguste Rodin ficam na Bahia até 2012

26/10/2009 às 12:38

Chico Castro Jr, do A TARDE

João Alvarez/ Agência A TARDE
Entre as obras, ícones facilmente reconhecíveis do artista, como a peça "O Beijo"
Entre as obras, ícones facilmente reconhecíveis do artista, como a peça "O Beijo"

Galeria de fotos

Confira outras exposições em cartaz na cidade

Para quem duvidava que este dia chegaria, a partir desta segunda-feira, 26, até 2012, 62 peças originais de Auguste Rodin (1840-1917), o mais genial e importante escultor da idade contemporânea, estarão à disposição do público no Palacete das Artes – que, agora mais do que nunca, merece ostentar com orgulho o nome original: Museu Rodin Bahia.

São mais de 6 dezenas de peças em gesso, de grande, médio e pequeno portes, todas elas representando o mais elevado grau já alcançado pelo gênio humano em termos de criação, sofisticação e ideais estéticos.

Estarão lá, no palacete Martins Catharino, ícones facilmente reconhecíveis, eternizados no gesso original em que o mestre Auguste Rodin pôs as mãos. Entre elas, peças como O Pensador e O Beijo– as mais conhecidas.

Somente essas duas – colossos monumentais, impactantes como um soco no estômago quando vistas ao vivo – valeriam a visita. Mas há mais, muito mais a ser apreciado. De grande porte, são seis peças. Além das duas já citadas (O Pensadore O Beijo), ainda há O Homem que Anda, A Defesa, A Meditação e Eva .

Vigilância - A vinda desse acervo de valor inestimável à Bahia ocasionou um sério upgrade no esquema de segurança do Palacete das Artes – hoje, o museu mais bem vigiado da Bahia. São mais de 70 câmeras espalhadas por todas as suas dependências, cerca de 200 sensores de movimento, instalados inclusive em todas as s portas e janelas do Palacete.

A operação de transporte custou R$ 745 mil e o seguro saiu por R$ 202 mil, pagos para assegurar uma apólice no valor de 10 milhões de Euros. Com exclusividade, A TARDE revela o que o público vai ver na exposição Auguste Rodin, homem e gênio, sala por sala, com comentários da museóloga Heloísa Helena Costa.

| Serviço |
Auguste Rodin, Homem e Gênio
Quando: Em cartaz até 2010, de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Onde: Palacete das Artes, Graça
Visitação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, fale!